As inscrições para o curso sobre o Estatuto das Cidades continuam abertas
As inscrições para o curso “Estatuto das Cidades” estão abertas desde o dia 25 de janeiro e já existe grande número de inscritos. O curso é resultado de uma parceria entre o Programa Interlegis e o Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). O início está previsto para 15 de fevereiro. O curso Estatuto das Cidades possui vários objetivos, entre eles, o de sensibilizar a sociedade da importância da participação das pessoas junto aos representantes políticos nas tomadas de decisões e políticas públicas, fornecendo instrumentos para utilizar nas ações reguladoras dos problemas urbanos do Brasil. Nova metodologia e outros recursos que visam o melhor aproveitamento do aluno, como fóruns de discussão, chat, exercícios de aprendizagem. O público-alvo é formado principalmente por agentes políticos do Legislativo e Executivo, profissionais e técnicos das áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia, geografia, meteorologia, professores e estudantes e etc. O conteúdo programático segue com os seguintes tópicos: O direito à cidade; Estatuto da cidade: A lei e seus conceitos; A elaboração do plano diretor; Instrumentos de ordenamento territorial; Instrumentos de justiça social; Instrumentos de gestão democrática. A responsável pela elaboração do conteúdo é a professora Isabel Cristina Eiras, da Universidade Federal Fluminense e também membro da comissão de Avaliação da Qualidade das Instituições de Educação do MEC.”O curso atinge o objetivo de educação em massa’, diz Isabel Eiras; ‘Devido à demanda, os indicadores mostram que o curso será bem procurado”, complementa.
Estatuto – O Estatuto das Cidades é uma lei recentemente aprovada (2001), caracterizada pelas possibilidades de unir os diversos tipos de comportamentos da sociedade ou mesmo na orientação destes comportamentos. Essa lei é consolidada à medida que aumenta a participação popular.
Saberes – Lançado em outubro de 2005, o Saberes é um novo modelo de ambiente em educação a distância criado a partir do software livre Moodle, adaptado para as necessidades do departamento de educação na capacitação dos alunos. Para mais informações sobre o Saberes, acesse www.saberes.interlegis.gov.br . O Curso é uma parceria CONFEA com a FNA, ABEA e a FISENGE.