O Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) convida arquitetos e urbanistas e estudantes para participarem da edição especial do projeto de interiorização SAERGS NA ESTRADA – NA FRONTEIRA. Será nos dias 6 e 7 de maio, na cidade de Santana do Livramento e terá como tema A Atividade do Arquiteto e Urbanista em Cidades Gêmeas do Brasil, Uruguai e Argentina.

 

A objetivo do colóquio é discutir a complexidade do trabalho dos arquitetos e urbanistas nas cidades gêmeas, quando adquirem nova dinâmica por serem desenvolvidas em polos de integração transnacionais, chamando a atenção por terem de atender a duplicidade da fiscalização profissional dos países limítrofes e também as normativas dos gestores municipais e dos governos nacionais do Brasil, Argentina e Uruguai, às quais estão sujeitos.

 

“Com este evento, buscamos identificar a realidade do exercício da profissão a partir do relato de convidados, todos arquitetos e urbanistas brasileiros, argentinos e uruguaios que, de acordo com suas próprias práticas profissionais, nos seus municípios, podem contribuir com soluções para os problemas que emergem do processo de conurbação entre cidades gêmeas dessas fronteiras Brasil-Uruguai ou Brasil-Argentina”, ressalta a presidente do SAERGS, arquiteta e urbanista Andréa dos Santos.

 

A coordenação deste evento será da delegada do SAERGS na região, Andréa Ilha, e a programação e demais informações do evento serão divulgados em breve.

 

O SAERGS para todos os arquitetos e urbanistas – NA ESTRADA iniciou em 2014 e teve encontros nas cidades de Santa Maria, Bom Princípio, Pelotas, Bento Gonçalves, Guaíba, Ijuí, Bagé, Santana do Livramento, Torres, Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e Porto Alegre. O projeto tem patrocínio do CAU/RS.