A arquiteta e urbanista Joice Berth, mãe de quatro jovens, três garotas e um garoto, é uma das convidadas da roda de conversa Maternidade Preta – O que significa ser MÃE E PRETA no Brasil?, que ocorre neste domingo (8/5), em São Paulo. A programação começa às 16h, no Centro Cultural Rio Verde, e faz parte do Festival Pé na África – Mãe Preta. As filhas de Joice, Priscilla, Camila e Marina, também estarão lá para participar do debate.
Feminista, Joice é colunista do Justificando, da Imprensa Feminista e do Nó de Oito. A conversa vai abordar os desafios específicos das mães pretas, dentro da diversidade que as caracteriza, mas que é silenciada. O educar atento para as questões raciais, a construção da autoestima das crianças, o estar (muitas vezes) sozinha nessa função de criar, a necessidade de expandir as redes de apoio materno, entre outros assuntos.
O Festival Pé na África- Mãe Preta começa às 14h no Centro Cultural Rio Verde. A proposta é reverenciar a Mãe Preta, um dos símbolos de sabedoria e força da mulher negra que historicamente amamentou filhos de brancos e negros, sendo um incontestável pilar na formação da cultura brasileira. A programação do evento contempla ainda exposições de artes plásticas, mostra de vídeos e oficinas de bonecas, tranças e turbantes.
Serviço:
Nome: Festival Pé na África
Quando: Dia 8 de Maio
Hora: Das 14h as 22h
Local: CCRV- Rua Belmiro Braga 181, V. Madalena
Quanto: 25,00 Reais (Mulheres e Homens) na portaria
20,00 Reais: Vendas antecipadas (lote 1/ https://goo.gl/SRj8Cv)
0,00 Reais: Crianças ate 12 anos
15,00 Reais: Lista Amiga de algum Show ou atracão
Classificação indicativa: Livre (crianças acompanhadas de responsáveis)