Cerca de 40 arquitetos e urbanistas pedalaram pelas ruas de Porto Alegre (RS) para homenagear o colega Joel Fagundes, morto em um acidente de trânsito no ano passado. A 1ª Volta Ciclística dos Arquitetos e Urbanistas, iniciativa promovida pelo Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul (Saergs) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), com apoio de grupos de ciclistas, como PedAlegre, foi realizada na última sexta-feira (09/12), às 19h. A saída ocorreu no Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa. O grupo passou pelas vias do entorno e percorreu os bairros Bom Fim e Moinhos de Vento até retornar novamente para o ponto de partida.

 

A filha de Joel, Sara Fagundes, participou da pedalada em homenagem ao pai. O arquiteto e urbanista tinha 60 anos e utilizava a bicicleta como principal meio de transporte dentro e fora da cidade. Joel foi vítima de atropelamento por carro quando pedalava na avenida Severo Dullius, em Porto Alegre. O profissional era conhecido pela sua genialidade criativa referenciada nos trabalhos que realizou na Bienal do Mercosul.

 

Para a organizadora da 1ª Volta Ciclística de Porto Alegre, a arquiteta e urbanista Fernanda Lanzarin, as expectativas foram superadas, pois o evento uniu a categoria para homenagear um colega querido por todos. “Foi surpreendente. A ideia é que possamos fazer o evento uma vez por ano”, afirmou.

 

Além da homenagem, os profissionais buscaram cobrar mais segurança para os ciclistas e alertar sobre a necessidade de modos de transporte mais eficientes.

 

Foto: Divulgação/PedAlegre

Foto: Divulgação/PedAlegre