A fim de resguardar o patrimônio histórico e arquitetônico da capital goiana, arquitetos e urbanistas se reúnem em defesa do Jóquei Clube no próximo domingo (17), às 10h. O protesto será na entrada localizada na rua 3 do Jóquei Clube, em Goiânia (GO).
Segundo notícias veiculadas na imprensa, a venda do Jóquei foi aprovada em recente assembleia dos sócios. Para o CAU/GO, independentemente de quem venha a adquirir o local ou do uso que ele venha a ter, é primordial que seja garantida a integridade da estrutura da edificação tal qual ela é hoje.
A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) também já se manifestou contra a ameaça de demolição do Jóquei Clube de Goiás. Durante o 41º ENSA, realizado em Belo Horizonte (MG), a Federação divulgou uma moção em defesa da manutenção e preservação da estrutura. Confira na íntegra aqui.
Projetada em 1962 pelo maior nome vivo da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha, a edificação integra o movimento moderno brasileiro, constitui a paisagem do Centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade do goianiense. Além do Jóquei, Paulo Mendes é autor dos projetos do estádio Serra Dourada, da Rodoviária de Goiânia e de uma residência na rua 83, Centro, onde hoje funciona uma agência do Banco do Brasil.