O Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU) tem nova coordenação para 2018. O presidente do IAB, Nivaldo Andrade, assumiu como coordenador do trabalhos, substituindo o presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Cicero Alvarez, conforme o rodízio anual de troca do posto entre os representantes das entidades. A escolha foi feita durante a 37ª Reunião Extraordinária do CEAU, que ocorreu nesta segunda e terça-feira (29 e 30/1), na sede do CAU/BR, em Brasília (DF). Para a função de coordenador adjunto, assumiu a vice-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap), Luciana Schenk.
Segundo Andrade, uma a prioridade será dar continuidade ao trabalho que já foi feito “muito bem” pelo arquiteto e urbanista Cicero. O novo coordenador ainda pretende focar na luta por projetos completos para obras executadas por meio de licitação e também na batalha por mais concursos para arquitetura e urbanismo. Andrade adiantou que o Seminário do do CEAU ocorrerá em junho, em Brasília, e terá como tema A Arquitetura como Prática Coletiva.
Com Cicero, em 2017, a FNA esteve à frente da coordenação do CEAU pela segunda vez. O primeiro a coordenar os trabalhos foi o ex-presidente Jeferson Salazar, em 2012. Para Cicero, a gestão foi marcada por discussões sobre assuntos que envolvem a categoria profissional. “O CEAU discutiu resoluções do CAU/BR que precisavam ser reformuladas, entre elas a que tratava do Salário Mínimo Profissional, que foi modificado por sugestão do Colegiado”, avalia Cicero sobre a gestão concluída em 29 de janeiro de 2018. Na ocasião, também estava presente na reunião a vice-presidente da FNA, Eleonora Mascia.
Cicero destaca a participação da coordenação nas Plenárias que trataram do processo eleitoral do CAU, na sessão solene do Senado em homenagem ao dia do Arquiteto e Urbanista, no Seminário Legislativo do CAU/BR, no Seminário do CEAU com participação mais atuante da FeNEA e na proposição de diversas menções em defesa da profissão e de importantes exemplares da arquitetura e urbanismo brasileiros.
Na foto, da esquerda para a direita, estão: João Carlos Correia, da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Cicero Alvarez, presidente da FNA, Nivaldo Andrade, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR, Marcos Antonio Francenildo da Silva, da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA), Andrea Lúcia Vilella Arruda, coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, Lana Jubé, coordenadora da Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR, Daniela Demartini, secretária-geral da Mesa do CAU/BR, Luciana Bongiovanni Martins Schenk, vice-presidente da ABAP, e Eleonora Lisboa Mascia, vice-presidente da FNA.