Estão abertas as inscrições para o 10º Prêmio AsBEA de Arquitetura, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), que destacará os melhores projetos arquitetônicos brasileiros visando à valorização da criatividade e à inovação. Podem participar profissionais atuantes em todo o país.

A premiação é dividida em oito categorias: edifícios e conjuntos residenciais; edifícios comerciais; edifícios de serviços; edifícios institucionais; edifícios industriais; arquitetura corporativa e de interiores; residências e projetos especiais. Cada participante pode concorrer em no máximo três categorias. Os projetos poderão ser inscritos em duas modalidades: obras concluídas nos últimos cinco anos e projetos não edificados.

As inscrições podem ser feitas até 28 de setembro, por meio do
preenchimento de formulário no site www.asbea.org.br e envio de material para para o email eventos@asbea.org.br. A divulgação dos vencedores e a entrega dos prêmios será realizada na Confraternização Anual da AsBEA, em novembro, no Instituto Tomie Ohtake.

Os trabalhos serão avaliados por um júri composto pelos arquitetos Abílio Guerra (professor da FAU Mack e editor do site Vitruvius), Lucas Fehr (coordenador do curso de Arquitetura da FAU Mackenzie e sócio do Escritório Estúdio América), Fernando Serapião (crítico de arquitetura e editor da Revista Monolito), Marcelo Maia Rosa (sócio do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados e cocurador do pavilhão brasileiro da 16º Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza), Elisabete França (professora da FAU FAAP, diretora de Planejamento do CDHU/SP e diretora do Studio2E Ideias Urbanas), Pedro Vada (professor da Escola da Cidade, diretor do IABSP e editor de projetos do site ArchDaily (Marcelo Barbosa, curador do Prêmio AsBEA Arquitetura 2018, sócio do escritório Bacco Arquitetos Associados, professor da FAU Mackenzie e vice-presidente da AsBEA Nacional).

Serão oferecidos os seguintes prêmios: Prêmio Roberto Cláudio dos Santos Aflalo, escolhido entre os escritórios vencedores associados à AsBEA, nas diferentes categorias, em função da importância do conjunto de sua obra para o desenvolvimento, a valorização e a representação da classe ou profissão; prêmios por categoria (um por categoria); menções honrosas por categoria e Prêmio do Júri (será escolhido um projeto de obra concluída de um escritório brasileiro de arquitetura não associado à AsBEA que tenha se destacado pela relevância de sua arquitetura no cenário nacional nos últimos cinco anos).

Os projetos dos escritórios premiados serão divulgados em encarte especial na edição de novembro/dezembro da Revista Projeto, que será entregue na noite da premiação.

Foto: demaerre (iStock)