A Federação Nacional dos Arquitetos levará à Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DN) um documento com todos os pedidos da entidade sobre o Congresso Mundial de Arquitetos (UIA), previsto para acontecer no Rio de Janeiro em 19 a 26 de julho de 2020. A sugestão foi levantada durante o 42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA), realizado em Brasília de 23 a 26 de novembro de 2018.
A ação decorreu de declaração do recém-eleito presidente do Sindicato dos Arquitetos do Rio de Janeiro (SARJ), o arquiteto e urbanista Rodrigo Bertamé Ribeiro, que, relatou a situação de organização do congresso. Segundo ele, o modelo apresentado inicialmente para o evento sofreu mudanças para adaptar-se à realidade das entidades de arquitetos e urbanistas.
Ribeiro aproveitou para informar que o SARJ está organizando uma agenda do sindicato em paralelo ao evento.
O ex-presidente da FNA Eduardo Bimbi argumentou que o propósito de tratar sobre o papel do arquiteto combinou muito com as causas defendidas pela FNA, mas tem havido pouca interação com a organização. “Vamos intensificar o contato com o Comitê Técnico do evento para avançar na inserção da Federação na pauta oficial”, sugeriu.
Foto: Carolina Jardine