A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) estará presente no 42º ENEA Siará (Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura), que começou nesta segunda-feira (21/1) e seguirá até o próximo domingo (27/1), em Fortaleza (CE). Nesta terça-feira (22/1), a vice-presidente da FNA, Eleonara Mascia, realizará a palestra “Atuação profissional do arquiteto e urbanista e as mudanças no mundo do trabalho”, dentro do painel Combate às Opressões.
Em sua apresentação, a arquiteta e urbanista irá contextualizar o panorama em que a reforma trabalhista esteve inserida e foi aprovada em 2017, e seus impactos, como o enfraquecimento da organização sindical e a redução da proteção institucional aos trabalhadores, por parte do Estado. A vice-presidente vai ainda destacar 15 pontos que foram alterados envolvendo as relações de trabalho, o que prevê a nova legislação e as ações para conseguir combater a reforma trabalhista.
Ao longo da semana estão previstas diversas palestras relacionadas aos desafios da formação e ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil, os impactos das políticas urbanas e ambientais e as práticas urbanísticas sul-americana. O evento é organizado pela Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FENEA), que congrega mais de 80.000 estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo, de mais de 305 instituições de ensino superior