A iniciativa Gentileza Urbana, uma horta capaz de aproximar a vizinhança e gerar gentileza no centro de Caxias do Sul (RS), desenvolvida pela diretora do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), Jéssica De Carli, foi pauta no Jornal do Almoço (RBS TV) desta quarta-feira (6/2). No ano passado, a arquiteta e urbanista resolveu dar vida a casa dos avós através do conceito de acupuntura urbana. “É como no corpo. Tu desenvolves uma coisa bacana em um lugar e isso pode reverberar para o entorno”, explica. Analisando os arredores, Jéssica e os integrantes do Instituto Samba – organização sem fins lucrativos, que reúne ações ligadas ao patrimônio histórico, artesanato e cultura urbana, resolveram “se conectar com as pessoas” através do ato de compartilhar os alimentos que plantam na horta.
Logo que as primeiras frutas, hortaliças e legumes, que foram plantados em setembro de 2018, puderam ser colhidas, o grupo começou a entregar para os vizinhos, que empolgados com a iniciativa retornavam à residência para pedir mais. “A gente tem uma parada de ônibus na frente da casa. Daí pensamos: ao invés da horta ser só para os nossos vizinhos vamos colocar na parada para que ela vá para a cidade inteira”, diz. E foi assim, que a horta se tornou urbana.
O grupo não coloca os temperos sempre no mesmo lugar e nem no mesmo horário. Isso porque, de acordo com a arquiteta e urbanista, a ideia não é que se desenvolva uma feira. “A gente acredita na pequena gentiliza urbana do momento, na surpresa e queremos que pessoas diferentes tenham essa oportunidade”, conta. A iniciativa cresceu tanto, que às vezes o grupo também aproveita os alimentos – como frutas e outros temperos – plantados pelo pai de Jéssica em uma fazenda, também em Caxias.
Alguns moradores da cidade ainda estranham a iniciativa, mas como foi mostrado na reportagem da RBS TV, aos poucos eles estão se acostumando com esse pequeno gesto feito pelo grupo. “Acreditamos que gentileza, gera gentileza”, afirma, ressaltando que a sociedade está carente de pequenas ações.
Foto em destaque: Juliana Tomazi