Estão abertas as inscrições para o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), que ocorrerá de 09 a 12 de outubro em Porto Alegre (RS). Os interessados podem escolher entre três categorias: Projetos de Arquitetura e Urbanismo (somente para profissionais), Trabalhos Científicos (estudantes e profissionais) e Outras Práticas. Os trabalhos podem ser inscritos até o dia 31 de maio no site www.21cba.com.br e devem estar inseridos em algum dos principais subtemas propostos pelo evento. Este ano, os debates acontecerão sob quatro eixos temáticos: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; Formação e Fazer Profissional.

Realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS), o CBA terá como tema “Espaço e Democracia”. Por este motivo, realizará palestras, debates, oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos profissionais e acadêmicos em diversos locais da cidade. A homenageada desta edição será a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca (in memorian) falecida em 02 de junho de 2018 e lembrada como um dos principais nomes na luta pela preservação do patrimônio histórico cultural brasileiro. Entre os profissionais esperados para o evento estão os arquitetos e urbanistas Ermínia Maricato, Paulo Mendes da Rocha, Claudia Favero, Luiz Merino, Doris de Oliveira, entre outros.

A programação contará com atividades nos seguintes espaços da capital gaúcha: Auditório Araújo Viana, Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural da UFRGS, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Memorial do Rio Grande do Sul, Multipalco Eva Sopher, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Salão de Atos da UFRGS, Solar do IAB e Praça da Alfândega. Segundo o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, realizar o congresso em espaços públicos e promover atividades gratuitas dirigidas à população local traz a temática para a própria espacialidade proposta, reunindo a sociedade, os arquitetos e urbanistas do país. “Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos”, afirma.

Para o presidente do IAB, Nivaldo de Andrade Júnior, o tema “Espaço e Democracia” vem ao encontro dos retrocessos que estão ocorrendo no país e no mundo. “Estamos vendo a extinção ou reformulação de vários conselhos de representação da sociedade civil, no campo do patrimônio, das cidades. Então, vamos discutir como o espaço urbano se relaciona com a democracia”, destaca. De acordo com Eleonora Mascia, vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), co-promotora do CBA, a temática “Espaço e Democracia” provoca não apenas os profissionais da arquitetura e urbanismo. “O tema convoca toda a coletividade a pensar na apropriação pública do espaço urbano, nas formas de gestão e na premência de tornar o projeto arquitetônico e urbanístico como parte de um processo democrático de inclusão e participação ampla de diversos atores”, destaca.

Evento é preparatório para 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020)
Conforme o presidente do IAB, Nivaldo de Andrade Júnior, o CBA será o maior evento de arquitetura e urbanismo realizado no país antes do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA 2020), que ocorrerá no Rio de Janeiro de 19 a 23 de julho de 2020 . “Ele antecipa um modelo de ocupação que vamos usar no Congresso Mundial de Arquitetos, que é a ocupação do espaço público. A ideia de ocupar todos os espaços culturais da cidade de Porto Alegre também acontecerá no Rio”, destaca.

O UIA 2020 terá como tema “Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21”, que será debatido sob quatro pilares. No eixo “Diversidade e Mistura”, os debates devem refletir os pontos em comum identificados nas várias experiências internacionais. No eixo “Mudanças e Emergência”, as discussões envolverão o surgimento de um “novo arquiteto”, as mudanças climáticas e as tecnológicas. O eixo “Fragilidades e Desigualdades” abordará os mundos urbanos, a conexão e a participação popular na arquitetura. O eixo “Transitoriedades e Fluxos” será focado em mobilidade internacional, migrações e arquitetura efêmera para desastres ambientais.

O espaço principal do congresso mundial será o complexo Marina da Glória, que sediará a Arena Todos os Mundos, com o auditório principal (capacidade para 7.500 pessoas) e a Feira Mundial (1.800 pessoas). Outra parte do evento ocorrerá no Museu de Arte Moderna, projetado por Affonso Eduardo Reidy e instalado em meio aos jardins de Burle Marx, no Aterro do Flamengo. O UIA2020RIO também utilizará outros sítios históricos do Rio de Janeiro, como o Palácio Capanema (projetado pela equipe do arquiteto Lucio Costa), os galpões do Porto Maravilha, o Museu do Amanhã (projetado por Santiago Calatrava), a Praça XV, o Museu Histórico Nacional e o Paço Imperial.

Foto: Isandrotrarbach / Istock