Foi prorrogado até o dia 15 de junho o prazo para submissão de projetos para o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), que ocorrerá de 9 a 12 de outubro em Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo site www.21cba.com.br. Realizado pela Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento será preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro. Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento afins aos campos arquitetônico e urbanístico, o evento tem como tema Espaço e Democracia.

Os trabalhos a serem apresentados no congresso serão divididos em três categorias – Projetos de Arquitetura e Urbanismo (somente para profissionais), Trabalhos Científicos (estudantes e profissionais) e Outras Práticas – e deverão estar inseridos em um dos principais subtemas propostos pelo 21º CBA: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; Formação e Fazer Profissional. Dentro dos subtemas, os artigos científicos devem apresentar resultados de atividades de pesquisa e/ou extensão e podem ser inscritos por profissionais e estudantes. Ações transdisciplinares que dialoguem com a temática do congresso e seus subtemas poderão ser inscritas na categoria Outras Práticas.

O 21º CBA contará com conferências, grandes debates, sessões temáticas, sessões livres, oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos, palestras, plenária e uma feira de arquitetura, que ocorrerá na Praça da Alfândega, localizada no centro da capital gaúcha. O evento terá ainda atividades em outros espaços da cidade, como Auditório Araújo Viana, Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural da UFRGS, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Memorial do Rio Grande do Sul, Multipalco Eva Sopher, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Salão de Atos da UFRGS, Solar do IAB e Praça da Alfândega.

A homenageada desta edição do CBA será a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca (in memorian) falecida no dia 02 de junho de 2018, em Porto Alegre. Briane é lembrada como um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico Cultural brasileiro.