A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) está desenvolvendo um projeto voltado à educação patrimonial. A ação, ainda em fase de elaboração, foi alvo de reunião entre a diretoria da entidade e a secretária de Cultura do RS, Beatriz Araújo. Na ocasião, o presidente da FNA, Cicero Alvarez, reforçou que a ideia é realizar ações que transcendam o universo da Arquitetura e Urbanismo e tenham como fim a sociedade em geral. Presente ao encontro, a secretária de finanças da FNA, Juliana Betemps, pontuou que é preciso, antes de mais nada, explicar o que é educação patrimonial à sociedade para que, então, se possa pensar em medidas de preservação.
A secretária de Cultura pontuou que o governo dispõe de espaço e vontade política para firmar parcerias com a FNA pela causa do patrimônio. A iniciativa, disse Cicero, pode servir de exemplo para ações similares no país. “A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas quer levar a conscientização sobre a importância do patrimônio material e imaterial para toda sociedade”, reforçou.
Segundo Juliana Betemps, a ideia é trabalhar com orientação a públicos mais heterogêneos e até mesmo com crianças. Em breve, a FNA e a Secretaria de Cultura devem agendar novo encontro para detalhar a iniciativa.
Na foto: Juliana Betemps (secretária de Finanças da FNA), Carmen Langaro (secretária de Estado Adjunta da Cultura), Cicero Alvarez (presidente da FNA), Beatriz Araujo (secretária de Estado da Cultura) e Eduardo Hahn (diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura)
Crédito: Carolina Jardine