A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) vai se juntar a outras dezenas de entidades ligadas à luta pela moradia durante as atividades do Fórum Social das Resistências 2020, que será realizado de 21 a 25 de janeiro em Porto Alegre e Região Metropolitana. Com o lema Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta, a segunda edição do FSResistências2020 iniciará com a Marcha de Abertura no dia 21 a partir das 17h no Largo Glênio Peres, na capital gaúcha.
Já no dia 22 serão realizadas as Assembleias de Convergências, cada uma em algum território da periferia de Porto Alegre ou município da Região Metropolitana. No dia 23 serão as Mesas de Debates com convidados nacionais e internacionais enquanto as questões elencadas nas assembleias de convergências estarão sendo sistematizadas para apresentação e debate no dia 24 – quando será realizada a Assembleia dos Povos. Nos dias 25 e 26 será realizada a Reunião do Conselho Internacional do FSM e ocorrerão várias atividades nos parques e praças da cidade encerrando assim o Fórum Social das Resistências.
A programação voltada à luta pela moradia e reforma urbana ficará concentrada no Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), dentro do eixo Cidades que compõe o FSResistências2020. A agenda acontece no dia 22/01, com atividades de convergência, oficina e debates sobre as ações diretas para resistir e avançar no direito à cidade. Na oficina, a pauta em foco serão os conflitos urbanos, proteção e defesa dos Direitos Humanos e planejamento urbano das cidades. Toda a temática abordada ao longo do dia será encaminhada à plenária no final da tarde do dia 22, para futuros encaminhamentos. Além da diretoria da FNA, integram as atividades do FNRU entidades como IBDU (Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico), MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia), CDES (Centro de Desenvolvimento Econômico Social e Saergs (Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul).
O FSResistências2020 soma-se as outras iniciativas que estão sendo articuladas, como o Fórum Social Panamazônico que será realizado de 22 a 25 de março de 2020 em Mocoa/Colômbia e o Fórum Social das Economias Transformadoras que será realizado de 25 a 28 de junho de 2020 em Barcelona/Espanha. Soma-se ao processo de mobilização e articulação do Fórum Social Mundial que será realizado no final de 2020 ou início de 2021 na cidade do México.
Informações e inscrições podem ser feitas no site do evento: http://bit.ly/3abv2hx