A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a  Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) lançam conjuntamente nota de repúdio às declarações desastrosas e equivocadas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro, em pronunciamento feito à Nação na noite de terça-feira (24). No documento, as entidades reforçam seu compromisso com a sociedade brasileira  e com os arquitetos e urbanistas brasileiros no sentido de colaborar com a contenção do surto de Covid-19.

Leia aqui a nota na íntegra:

Sobre pronunciamento oficial do Presidente da República, Jair Bolsonaro

O pronunciamento oficial do Presidente da República Jair Bolsonaro, na noite do último dia 24 de março, demonstra mais uma vez, e agora de forma cabal, sua incompatibilidade com o cargo para o qual foi investido, assim como sua inabilidade para estar à frente da Nação ante uma situação tão grave e decisiva para a vida da população brasileira e mundial.

Diante do grave momento que aflige o país e o mundo, o Chefe da Nação atua, mais uma vez, no sentido de atacar as instituições democráticas, deslegitimando os esforços de governadores de orientações políticas distintas, da imprensa e dos mais amplos setores da sociedade brasileira que lutam para conter o avanço do surto de COVID-19.

O pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro demonstra ainda o seu desprezo pelo conhecimento técnico e científico e minimiza as importantes ações que vêm sendo adotadas pelo Ministério da Saúde de seu próprio Governo, endossadas por recomendações da comunidade científica nacional e internacional e em especial pela Organização Mundial de Saúde e coerentes com as experiências dos países nos quais a pandemia teve início há mais tempo.

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA),a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA) reforçam seu compromisso com a sociedade e com os arquitetos e urbanistas brasileiros, instando-os a colaborar com a contenção do surto de Covid-19. Devemos empenhar esforços para suspender, temporariamente, as atividades não atinentes a serviços essenciais, permanecendo em casa e atuando, tanto quanto possível, em regime de teletrabalho. Todos devemos contribuir para que a população de nosso país reúna as condições para enfrentar esse momento tão duro para a vida de cada um de nós e para toda a humanidade.

Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA
Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB
Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP)
Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) 

 

Foto: Gilnature / Istok