O Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs) inicia neste mês de outubro o projeto “Carregando….”, encontros informais virtuais que buscam alinhar conhecimentos entre os profissionais sobre o Mundo do Trabalho e os direitos dos trabalhadores. Segundo o presidente do Saergs, Evandro Babu Medeiros, os bate-papos visam “carregar as baterias” para o Fórum Saergs no Mundo do Trabalho, projeto que reunirá uma série de personalidades nacionais e internacionais para debater os dilemas e novas reflexões que desafiam arquitetos e urbanistas e trabalhadores em geral. A agenda do evento será divulgada em breve e estende-se nos meses se outubro e novembro de 2020. O Fórum Saergs no Mundo do Trabalho tem o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
O primeiro “Carregando” ocorre já próxima segunda-feira (5/10), às 19h. A transmissão, que será realizada pelo canal do Youtube do Saergs e pela página do Facebook do Saergs, tem objetivo de falar sobre os direitos dos trabalhadores no setor público. A agenda terá participação do advogado e especialista em processo do trabalho Alexandre Barenco com mediação das arquitetas e urbanistas e diretoras do sindicato Gláucia de Oliveira e Gladis Weissheimer.
O segundo encontro ocorrerá na quinta-feira (8/10) e terá foco, desta vez, nos direitos trabalhistas no setor privado. O convidado para debater o tema é advogado do Saergs Filipe Difini, que atua há anos com a causa sindical e é especialista em direito do trabalho. A mediação ficará a cargo do arquiteto e urbanista e diretor do Saergs José Carlos da Rosa.
Conforme explica o presidente do Saergs, o Fórum Saergs no Mundo do Trabalho objetiva aproximar o tema do trabalho dos arquitetos, arquitetas e urbanistas em atuação e em formação, através de eixos relacionados. “Legislação, pesquisa, pensamento, atuação profissional, ensino e organizações em outros países e outras culturas, permeando, ao longo dos encontros, aspectos históricos e culturais da profissão na cadeia trabalhista a que estão vinculados à Arquitetura e ao Urbanismo no Brasil “, diz.