O maior evento de arquitetura e urbanismo do mundo vai promover entre 22 e 25 de março a SEMANA ABERTA, período de debates do 27º Congresso Mundial de Arquitetura UIA2021RIO com especialistas de diversos países para discutir o tema FRAGILIDADES E DESIGUALDADES.
Os encontros serão totalmente digitais e gratuitos mediante inscrição.
A SEMANA ABERTA UIA2021RIO será de conteúdos especiais e parte integrante do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA), pela primeira vez no Brasil. O 27º Congresso Mundial de Arquitetos está ampliado para facilitar a participação de pessoas de todo o mundo que teriam dificuldade para estar presentes no Rio de Janeiro.
De março a junho haverá uma extensa e intensa programação virtual, aberta a todos os continentes, trilíngue. Em julho, de 18 a 22, será presencial, com transmissão online. Os maiores nomes da arquitetura e urbanismo serão palestrantes, expositores e debaterão sobre o futuro da arquitetura e da cidade.
CONHEÇA OS DEBATEDORES DA SEMANA ‘FRAGILIDADES E DESIGUALDADES’
Fabienne Hoelzel
Fabienne Hoelzel teve uma experiência na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) do Município de São Paulo e participou no Programa de Urbanização de Favelas (2009- 2012). Ela é fundadora do Fabulous Urban, escritório de Design Urbano e Pesquisa com sede em Zurique, Suíça, e filial em Lagos, Nigéria. Fabienne comenta no debate o projeto Makoko Neighbourhood Hotspot, um centro comunitário polivalente que faz uso de biogás.
Maria Alice Rezende de Carvalho
Historiadora e socióloga, Maria Alice Rezende de Carvalho faz uma análise ampla sobre as intervenções urbanas em favelas no Brasil, destacando o contexto político. A convite da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), Maria Alice participou da avaliação da primeira fase do Favela-Bairro, um dos mais destacados programas de urbanização de favelas, iniciado na década de 1980. Mais de 20 anos depois, a pedido do Instituto de Arquitetos do Brasil, ela elaborou um manual para ajudar os escritórios de arquitetura em seus diagnósticos sociais.
Alfredo Brillembourg
O arquiteto Alfredo Brillembourg é natural de Nova York e comanda o Urban-Think Tank (U-TT), escritório de design interdisciplinar em Caracas, na Venezuela. Seu foco é a inovação e a sustentabilidade em projetos para populações que vivem na informalidade – inclusive em razão de migrações. Em Nova York, fundou o laboratório de habitação urbana sustentável S.L.U.M. Lab.
Alejandro Echeverri
O colombiano Alejandro Echeverri é conhecido por um dos mais arrojados projetos de intervenção urbana e social – em Medellín, sua cidade natal, entre 2004 e 2008. Ele conta como a arquitetura é capaz de mudar comportamentos.
Jorge Jáuregui
O argentino Jorge Jáuregui trabalha há mais de 30 anos no Rio de Janeiro e acompanhou praticamente todas as iniciativas de urbanização de favelas já realizadas na metrópole. Além da falar sobre elas, ele também comenta as novidades de seus últimos trabalhos na República Dominicana.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ABERTA
ARQUITETURA DA INCLUSÃO SOCIAL
22/03 09H (Rio de Janeiro, GMT-3)
Fabienne Hoelzel – SUIÇA
Maria Alice Rezende de Carvalho – BRASIL
Mediadora: Mariana Barros – BRASIL
O QUE É MESMO PERIFERIA?
23/03 09H (Rio de Janeiro, GMT-3)
Alfredo Brillembourg – VENEZUELA – EUA
Entrevistado por Fernando Serapião – BRASIL
ARQUITETURA NA FAVELA
24/03 09H (Rio de Janeiro, GMT-3)
Jorge Jáuregui – ARGENTINA/BRASIL
Alejandro Echeverri – COLÔMBIA
Mediadora: Evelise Grunow
“LIVE” FRAGILIDADES E DESIGUALDADES
25/03 11H (Rio de Janeiro, GMT-3)
Com debatedores e profissionais de destaque
Saiba mais e faça sua inscrição aqui