A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) firmaram carta de intenções nesta sexta-feira (8/4) para fomento ao programa Software Livre para Arquitetura e Engenharia (Solare). Coordenado pelo secretário de Organização e Formação Sindical da FNA, Danilo Matoso, o programa de 2022 prevê sete módulos de cursos introdutórios a softwares usuais para arquitetos e urbanistas: QCAD, FreeCAD, Gimp, Inkscape, Scribus, QGIS e Blender. Os cursos serão disponibilizados em canais do YouTube e serão complementados por um fórum de discussões que será instalado no canal do próprio Solare.

Ao relatar o avanço obtido com o apoio do CAU/RS a colegas durante o ERSA Sul, Matoso destacou que, com softwares de código aberto, os trabalhadores têm a oportunidade de construir e possuir seus meios de produção. “As organizações coletivas precisam organizar e influir na construção dos algoritmos que são nossos instrumentos de trabalho, cujos proprietários estão virando nossos patrões. Devemos participar da concepção das plataformas e não aceitar passivamente aquelas que vêm de fora e escravizam o indivíduo dentro de casa”, ponderou durante intervenção na sede do Saergs, em Porto Alegre (RS).

Segundo o dirigente, a proposta da FNA é de que se ampliem as comunidades de usuários de softwares livres no Brasil, tornando possível o efetivo fomento do desenvolvimento daquelas ferramentas de uso exclusivo de arquitetos, urbanistas e engenheiros, como os softwares de CAD e BIM.