Fonte: EMAU-UFMG

O Escritório Modelo em Arquitetura e Urbanismo – EMAU – é uma iniciativa dos estudantes visando a complementação do ensino acadêmico, a atuação de caráter social e a expansão do mercado de trabalho na área de arquitetura e urbanismo. O meio pelo qual se visa atingir tais objetivos é a realização de trabalhos, sem fins lucrativos, junto à comunidade.

Para a formação do EMAU, os alunos se organizarão para a escolha, desenvolvimento e aplicação prática de projetos, envolvendo pesquisa, planejamento e administração. Sua filosofia de trabalho está fundamentada na motivação e capacitação dos futuros profissionais a trabalharem em grupo, vivenciando o funcionamento de um escritório de Arquitetura e Urbanismo.

Antes do desenvolvimento do projeto, bem como durante essa etapa, devem ser desenvolvidas pesquisas, constantes avaliações e análises, com a orientação de um professor ou profissional (Arquiteto Urbanista). É importante observar que é intrínseco à ideologia do Escritório o fato de que as iniciativas e decisões devem partir dos alunos integrantes, ficando o orientador com o papel de consultor, propondo idéias ou sugestões, fazendo correções ou auxiliando na escolha dos melhores meios. Portanto, os alunos têm uma melhor oportunidade de adquirir conhecimentos, uma vez que possuem em suas mãos a responsabilidade.

O EMAU tem como proposta a atuação conjunta com a comunidade-alvo de cada projeto a ser desenvolvido. A comunidade local deve ser incentivada a participar, opinar e a escolher aquilo que mais se adequa à sua necessidade. E através da organização de eventos, conversas, entrevistas, reuniões com associações de moradores ou outros órgãos, dinâmicas de grupo e pesquisas de campo é feito tal incentivo.

Como um dos objetivos primários do escritório é a expansão do mercado de trabalho, a área de atuação do escritório deve ser sempre uma que esteja sendo explorada aquém de seu potencial pelos profissionais da área. Com isso, inverte-se a possível conjectura de que o escritório poderá proporcionar concorrência aos mesmos.
O trabalho do Escritório não se restringe a um grupo fechado: além da comunidade, ele se estende aos alunos de outros cursos, garantindo a interdisciplinaridade. Isso se dá através de workshops, seminários, exposições e publicações. A abertura do grupo se faz possível associada a um processo de conscientização dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo ou de outros cursos, na UFMG ou em outras universidades, em relação à importância do trabalho social.

Para possibilitar a execução do projeto, os alunos do EMAU devem conseguir apoio e patrocínio. Para isso, devem apresentá-lo a entidades, instituições, organizações e empresas que possam nele ter interesse. A obtenção de apoio, possibilitando a execução prática do projeto, é mais uma etapa que vem a reforçar a idéia básica do Escritório, a de complementação do ensino. É grande o aprendizado que se obtém ao se deparar com as situações práticas do exercício da profissão de arquiteto e urbanista – aprendizado este que não se consegue academicamente.

A recompensa intencionada pelos estudantes é acadêmica, cultural e social; deve ser mais uma vez ressaltado que não se visam fins lucrativos. O trabalho é realizado pelo prazer em aprender, ensinar e ajudar, prazer esse necessário para que se produza mais e melhor. O processo participativo de construção em equipe ajuda a proporcionar tal prazer, por garantir a coerência com os princípios de todo o grupo, além de respeitar a diversidade que nele existe, relacionada às questões pessoais e de expectativas.