O Profissional

 

A arquitetura é a arte de saber organizar espaços. Para ser arquiteto é preciso ter muita sensibilidade artística, habilidade para o desenho, habilidade na organização de espaços, visualização da forma, cor, textura e luz. Esses requisitos são necessários porque na construção de casas, edifícios, planejamento de bairros e cidades, eles são primordiais. Também precisa conhecer muito a informática.

 

O Mercado de Trabalho

 

O mercado de trabalho é diversificado, apesar de saturado nos grandes centros. O que há é uma ampla área de atuação em todas as cidades de porte médio, pois devem ter um plano diretor a ser executado por um arquiteto. Os potenciais empregadores são a construção civil, a indústria da construção, indústrias em geral, empreendimentos comerciais. O arquiteto também trabalha prestando assessoria, geralmente como autônomo.

 

Salário: o arquiteto tem como entidade representativa o CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Esse Conselho determina que o piso salarial da categoria seja de seis salários mínimos por seis horas de trabalho diário.

 

A Lei 5194, de 24/12/1966 regulamenta a profissão.

 

O Curso

 

O curso de arquitetura tem duração de cinco anos, em algumas escolas em período integral.

 

A arquitetura é uma união das ciências exatas, humanas e artes. Exige que você tenha aptidões múltiplas, e que goste tanto de cálculo quanto de história.

 

No currículo, você encontra, entre outras, as seguintes matérias: paisagismo, desenho, história e estética da arte, antropologia cultural, métodos e técnicas de pesquisa, matemática, desenho arquitetônico, projeto de paisagismo, física aplicada, etc…

 

Durante o curso, é necessário estagiar, pois possibilita a prática profissional, por isso, geralmente acontece no último ano do curso.