Em solenidade de Abertura do 30º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos – ENSA, realizada no dia 12 de outubro de 2006 na Estação Digital de Goiânia, foi entregue o Prêmio Arquiteto do Ano 2006 da FNA.
O Júri do Prêmio Arquiteto do Ano 2006 anunciou os ganhadores. São eles:
1. HOMENAGEM ESPECIAL
a. Arquiteto e Deputado Zezéu Ribeiro – BA, Deputado federal pelo PT-BA, já foi Vereador e presidiu o Sindicato dos Arquitetos da BA nos anos 80. É co-autor do Projeto-de-lei que estabelece a Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social, continuando o trabalho de Clóvis Ilgenfritz. Atua na Bahia.
2. ÁREA PÚBLICA, EMPATADOS DUAS INDICAÇÕES, O JÚRI RESOLVEU CONCEDER O PRÊMIO AOS DOIS.
a. Arquiteto Euler dos Santos Arruda – PA, Professor e museólogo Euler Santos Arruda. Destacamos a incansável/produtiva e destacada atuação pública (fóruns, mídia, ações) pelo indicado quanto às questões de habitação de baixa renda, reorganização e projetos de arquitetura pública em áreas de ocupação (como complemento prático a seus discentes), assim também na luta pela preservação, conservação e valorização do patrimônio cultural e natural, atuando permanentemente na Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do CREA-PA, como junto ao Ministério Público do Estado, Procuradoria da Republica, na Tribuna da Câmara Municipal de Belém e outros. Merece especial destaque além de sua atuação pública e eclética atuação com projetos arquitetônicos/urbanísticos/patrimoniais quer público ou privado, como Centros Culturais, teatros, Bibliotecas, Museus, Urbanizações e Projetos de grande e pequena complexidade, parte integrante na paisagem construída integrada com a natural.
b. Arquiteta Raquel Rolnik – SP Atual Secretária de Urbanos do Ministério das Cidades é professora da PUCCAMPinas e doutora pela Graduate School Of Arts And Science History Depart. NEW YORK UNIVERSITY, N.Y.U., Estados Unidos. Responsável pela coordenação da Campanha Nacional do Plano Diretor Participativo que envolveu mais de 1500 municípios e fez crescer a necessidade de planejamento urbano no Brasil.
3. ÁREA PRIVADA
a. Arquiteto Demetre Anastassaksis – RJ. Pela sua atuação como arquiteto especialista em projetos de habitação de interesse social e pela sua ação no último biênio, pela forma como conduziu a discussão em defesa da lei de assistência técnica e do direito e universalização do acesso à arquitetura. Pelo conjunto de sua obra, que sempre esteve ligado às questões habitacionais, referências no estudo deste segmento no Brasil.