Dia 28 de novembro foi um grande dia para a FNA. Mais de 200 delegados eleitos do movimento sindical eleitos para a III Conferencia Nacional em Assembléia para escolhas das entidades que vão representar o segmento no Conselho das Cidades, referendaram as duas vagas da nossa entidade. Saímos fortalecidos da assembléia e com isso, mantemos nossas duas vagas no Conselho. Para chegarmos até ai, a FNA elegeu a maior bancada de todos os anos e de todo o segmento: foram 26 delegados. Este ano após intensa mobilização os sindicatos estaduais conseguiram eleger um número de delegados que é o maior levado pela FNA às conferências anteriores acontecidas em 2003 e 2005.
Na 1ª CNC em 2003 a FNA através dos sindicatos se empenhou na organização das conferências estaduais e a bancada de delegados que foi a Brasília conseguiu eleger um conselheiro titular para o recém criado Conselho Nacional das Cidades. No Conselho Nacional das Cidades a FNA desenvolveu um trabalho intenso em defesa do planejamento participativo junto com os outros conselheiros das entidades de trabalhadores e do Fórum Nacional da Reforma Urbana. Este esforço foi recompensado com a aprovação pelo Conselho da “Campanha Nacional do Plano Diretor Participativo” por meio da qual a sociedade brasileira por primeira vez discutiu verdadeiramente os desejos para sua cidade e na qual os sindicatos da FNA foram decisivos de abril de 2005 até o final de 2006 capacitando cidadãos e técnicos e sensibilizando vereadores, prefeitos e secretários municipais para a necessidade de atender as determinações do Estatuto das Cidades e do Ministério das Cidades.
Na 2ª CNC a FNA aumentou seus delegados que conseguiram em 2005 eleger novamente o conselheiro titular e também seu suplente, assim como um conselheiro para o Conselho Gestor do FNHIS – Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. No ano de 2006 e 2007 a luta foi dirigida à divulgação da Assistência Técnica, bandeira que os Arquitetos levantam já faz muitos anos.
Chegamos à 3ª Conferência e os sindicatos estaduais mostram que tem força e se mobilizam para conquistar a maior bancada de delegados que a FNA leva às conferências das cidades desde que estas foram implantadas e que com certeza será a maior bancada do segmento do qual participa, o de “trabalhadores representados por suas entidades sindicais”.