RELATÓRIO DA FNA NO PANAMÁ – DEMOCRATIZANDO A INFORMAÇÃO
Olá a todos, é com enorme satisfação que participamos do processo de unificação do sindicalismo das américas, entre os dias 27 e 29, no Panamá, foi criada a Central Sindical das Américas (CSA).
Participei na condição de delegada, o qual me deixou muito honrada, pois além de militante, sindicalista, sou mulher, arquiteta e amazonida, e ai o intercambio foi altamente produtivo.
Nesse contexto, os acontecimentos foram assim:
No dia 25/03 – Participei do forum sobre a mulher trabalhadora, com companheiras (Brasil ) – CUT,UGT e Força Sindical, bem como mulheres da América do sul, central, caribe..etc.
Dia 26/03 – Participei do processo de votação da dissolução da CSI/Orit, bem como alternando em outro andar com a dissolução tambem da CLAT, elas ocorreram em paralelo.
Houveram apresentação das resoluções, estatutos e regimentos da Orit/CLAT e proposta para o regimento de unificação das duas entidades.
Dia 27/03 – Congresso de abertura da CSA, as mensagens foram diversificadas, metade ORIT, Mesclando com as palavras e saudações da CLAT, e contou também com a participação do presidente do Panamá – Martin Torrijos.
Apresentação do Plano de Açao para a CSA, com debates de personalidades que se destacaram no mundo sindical, e este debate contou ainda com a presença do ministro chefe da secretária Geral da Presidência da República – Luiz Dulcci.
Dia 28/03 – Apresentação da composição da Chapa para eleição da diretoria da CSA, que por sinal a sede será no Brasil, em Sao Paulo, quanta honra não?
Lançamento da Campanha Pela Liberdade sindical nas Américas.
Dia 29/03 – Adoção dos Estatutos e Progrmas da CSA.
Eleição das Autoridades estatutarias da CSA – Conselho Executivo,Secretariado e Conselho Fiscal.
A chapa foi eleita por aclamação, e tomaram posse num clima de muita descontração.
A presidente eleita Linda Chavez , ex presidente da ORIT, agora presidente da CSA, explanou sobre a importância da unificação dos povos das américas.
Enfim, o congreso de Fundação da CSA foi um sucesso…..tive bastante contato com as mulheres da UGT e CUT, e consequentemente estreitei relações com as companhanheiras que estão nessa luta sindical de unificação, em prol da classe trabalhadora.
Segue em anexo, algumas fotos, inclusive a presidente Linda Chavez, acho que poderia ser colocado no site da fna.
Arq.ª & Urb. Sammya Cury
Presidente do SINDARQ-AM
Tesoureira Suplente da FNA