Com a perspectiva de participação de representares de161 países, começa dia 22 de março e vai até o dia 26, o 5FUM. A organização do Fórum Urbano Mundial 5 (FUM5) inscreveu 15.967 participantes até a última sexta-feira (5). Segundo o balanço mais recente do ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos que promove o evento em parceria com o Brasil, os inscritos são de 161 países. A quinta edição do Fórum, o maior evento sobre urbanismo no planeta, acontece na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

As inscrições são gratuitas e continuam abertas ao público até o próximo domingo (14).

Esta é a primeira sessão do fórum na América Latina, e terá como característica principal a participação popular nas propostas que serão discutidas. O evento foi criado em 2001 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que previu a realização a cada dois anos de sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob responsabilidade do ONU-Habitat.

A edição brasileira tem o apoio do Governo Federal e do Ministério das Cidades.

O tema central do FUM5 é “O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido”. As discussões são divididas em seis eixos: Levando Adiante o Direito à Cidade; Unindo o urbano Dividido; Acesso Igualitário à Moradia; Diversidade Cultural nas cidades; Governança e Participação; e urbanização sustentável e inclusiva.

O fórum reúne regularmente agentes governamentais, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater o problema da rápida urbanização. Hoje, é o congresso mais importante sobre gestão do crescimento das cidades.

A FNA vai participar com a CUT, CSA e CSI em uma Oficina de Rede, dia 22 as 14 horas, na sala W-3-2 com o Tema “ Os trabalhadores e o Direito à Cidade”.