Na segunda feira, dia 22 de março, junto com a Central Unica dos Trabalhadores – CUT e a CSA e  CSI, a FNA realizou uma oficina com 165 pessoas, na sala W3-2 do Pátio do Cais do Porto no Rio de Janeiro, local do V Fórum Urbano Mundial.

A Oficina, com o nome de O TRABALHO DECENTE E O DIREITO A CIDADE foi uma proposta da FNA para a CUT que encampou a mesma e pode convidar todos os dirigentes sindicais de uma rede internacional.

Uma agradável surpresa foi a participação de tanta gente interessada no tema. Colegas da Rússia, França, Afeganistão, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Bolivia, Estados Unidos, Suiça, Tanzania,Mexico, Guatemala,India, Dinamarca,Chile, dentre outros países.

Na mesa de abertura, que foi coordenada pela Vice Presidente da FNA, Valeska Pinto, as presenças de Artur Henrique, Presidente nacional da CUT, de Alberto Emilio d BWI e de Nicholas Yuan do Unhabita.

As apresentações ficaram a cargo de Artur Henrique, da CUT; de Edmundo Werna, da Organização Internacional do Trabalho; de Ivan Gonzalez, da CSA e de Gunder  Odgaard da Dinamarca e da BWI e de Ângelo Marcos Arruda, da FNA/CUT.

Ao final o compromisso de montagem de uma REDE INTERNACIONAL SINDICAL que integre a OIT e o UNHABITAT todos da ONU, em benefício do trabalho decentee do direito a cidade no mundo.