A Cerimônia de premiação do Arquiteto do Ano FNA 2010, começou com  a nominaçaõ de todos os homenagedos, lendo seus currículos e identificando o Prêmio oferecido. Todo o material foi produzido pelo arquiteto Joel Pacheco de Santa Catarina, inclusive um belo livro sobre Açores e Florianópolis, um troféu criado por ele, especialmente para a premiação.

 

Em sua 5ª edição, a premiação foi conferida aos arquitetos Newton Burmeister, ex-presidente da FNA, Clara Levin Ant, Dirceu Carneiro e Fernando Chucre, Homenagem Especial; Paulo Mendes da Rocha, categoria Privado e Benny Schasberg, categoria Público. O SINDARQ-SC também concedeu prêmio especial ao arquiteto e Deputado estadual, Décio Goes.   

 

O Prêmio Arquiteto do Ano é conferido anualmente aos profissionais de arquitetura e urbanismo que se destacaram em atividades vinculadas à arquitetura e ao urbanismo nos setores público e privado. As indicações são feitas pelos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, por entidades brasileiras que tenham como sócios também arquitetos e urbanistas e por organizações de estudantes de arquitetura e urbanismo. O júri é constituído pelo atual presidente da Federação Nacional de Arquitetos, arquiteto Ângelo Arruda, pelos ex-presidentes e integrantes da diretoria da Federação.

 

Cada um dos homenageados foi apresentado por membros da FNA. Antônio Menezes Júnior, diretor da FNA no Distrito federal, entregou o Prêmio ao Benny Schasberg; Valeska Peres, 2º. Vice-Presidente da FNA, fez a entrega ao Paulo Mendes da Rocha; Eduardo Bimbi, 1. Vice –presidente da FNA, concedeu a honraria ao Newton Burmeister; Rafael Carneiro e Luis Boabaid , do SINDARQ-SC, entregou a Dirceu Carneiro e por fim, a Secretária Suplente da FNA fez a entrega a Clara Ant. O Deputado Fernando Chucre, impossibilitado de comparecer, receberia o Prêmio de Daniel Amor que se encarregou de fazê-lo em São Paulo, dia 16 de dezembro.