Fonte: Edição 24 – Maio a Julho de 2010
Autor: Imprensa FNA
Dia 21 de novembro é uma data para não ser nunca mais esquecida por todos nós. Foi o dia de nossa independência de um SISTEMA CONFEA/CREA que nos aprisiona desde 1933. Dia 21 de novembro de 2010 é uma importante data para ser sempre comemorada pois foi o dia em que o Congresso Nacional se manteve firme em seus propósitos de apoiar a nossa luta, a luta de criação do CAU.
Eu, particularmente, há pouco menos de 10 dias de encerrar o meu segundo mandato de presidente da FNA, me sinto honrado e feliz de poder estar vivendo esse maravilhoso momento. APROVAMOS O CAU NO SENADO E AS 19.00 hs já estava publicado o parecer e agora ele vai para a sanção presidencial e, em 15 dias, o presidente Lula ou a presidente Dilma, devem assinar o nosso futuro. Creiam meus amigos, essa luta tem muita gente e a todos, nesse momento, a FNA quer homenagear. Os que chegaram agora para ajudar e os que estão nos ajudando há décadas. TODOS, SEM DEIXAR NINGUEM DE FORA, devem ser lembrados como batalhadores e guerreiros obstinados que nunca se curvaram às tentativas do CONFEA e de vários CREAS e nos derrubar; todos merecem nesse momento, ser lembrados pela luta, ao abandonar suas vidas e seus afazeres profissionais para se dedicar a uma causa histórica; NOSSO CAU. Ontem em Brasilia, mais de 40 lideranças de todas as 5 entidades fecharam esse ciclo de lutas ao trabalhar, insesantemente pela aprovação bem sucedida do CAU. Agora o PLC 190/2010 vai para a sanção presidencial e será mais um presente de Natal que a nossa categoria vai receber. Em 2008 foi a Lei 11.888 da Assistencia Técnica e agora essa do CAU. Somos uma categoria imensa de quase 90 mil colegas, homens e mulheres que nesse momento devem se orgulhar de estar vivenciando esse processo de independencia. PARABENS A TODOS e agora precisamos de força e garra para implantar, em cada estado, o melhor conselho profissional de uma profissão regulamentada e precisamos contar com todos.
LEIAM, ABAIXO, AS MATERIAS DO SITE DO SENADO E ASSISTAM AOS PRECIOSOS MINUTOS DE GRAVAÇÃO DA APROVAÇÃO DO CAU
http://www.senado.gov.br/noticias/tv/programaListaPadrao.asp?COD_VIDEO=45360
PLENÁRIO / Votações 21/12/2010 – 19h47 Senado aprova regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista O Senado aprovou nesta terça-feira (21) o projeto de lei da Câmara (PLC) 190/10, que regulamenta a profissão de arquiteto e urbanista. O projeto, que vai à sanção presidencial, também cria o conselho nacional (CAU/BR) e conselhos estaduais específicos para esses profissionais, que, até então, eram representados pelo Conselho Federal (Confea) e pelos Conselhos Estaduais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas). A matéria foi aprovada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara na última terça-feira (16). No Senado, foi apreciada diretamente no Plenário, onde recebeu parecer favorável do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). De acordo com o projeto, o CAU/BR deverá especificar as áreas de atuação privativas de arquitetos e urbanistas e as áreas compartilhadas com outras profissões regulamentadas. Caberá ainda à entidade manter um cadastro nacional das escolas e faculdades de arquitetura e urbanismo, com o currículo dos cursos oferecidos. A proposta de regulamentação profissional substitui a legislação atual. De acordo com as entidades profissionais, pela primeira vez os arquitetos terão uma regulamentação própria, totalmente desvinculada da regulamentação profissional de engenheiros. O PLC 190/10 dispõe que entre as tarefas dos arquitetos estão a direção de obras e a elaboração de orçamento, seja no campo da arquitetura propriamente dita, da arquitetura de interiores ou do planejamento urbano, entre outros. Para exercer a profissão, o arquiteto e urbanista deverá ter registro profissional no CAU de seu estado. Esse registro permitirá sua atuação em todo o País. Os requisitos para o exercício da profissão serão a capacidade civil e o diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo, emitido por faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação. Também deverão registrar-se no CAU as empresas de arquitetura e urbanismo. Raíssa Abreu / Agência Senado Com informações da Agência Câmara 21/12/2010 SSCLSF – SUBSEC. COORDENAÇÃO LEGISLATIVA DO SENADO Juntada às fls. 94/98, Dossiê da Criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. 21/12/2010 ATA-PLEN – SUBSECRETARIA DE ATA – PLENÁRIO Situação: APROVADA (Incluído em Ordem do Dia, extrapauta, de acordo com as Lideranças Partidárias) Anunciada a matéria, é proferido pelo Senador Eduardo Azeredo o Parecer nº 1.856/2010 – PLEN, em substituição às Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; e de Assuntos Sociais, pela aprovação da matéria. Aprovado o projeto. À sanção. Será feita a devida comunicação à Câmara dos Deputados. À SEXP. 21/12/2010 SEXP – SECRETARIA DE EXPEDIENTE Recebido neste órgão às 19:50 hs. Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa Atividade Legislativa – Tramitação de Matérias