A Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo e o IAB Nacional estão promovendo, em conjunto, o concurso público “Renova SP”. O objetivo da iniciativa é selecionar e contratar projetos de arquitetura para urbanizar assentamentos precários situados em favelas e loteamentos irregulares da cidade de São Paulo. Mais de 70 mil moradias deverão ser beneficiadas com a implantação de infra-estrutura urbana, drenagem e serviços públicos essenciais ao longo de 22 “Perímetros de Ação Integrada” definidos pela prefeitura.
Arquitetos, urbanistas e escritórios de todo o país poderão participar do “Renova SP”. O mais interessante é que, conforme se pode constatar a partir da leitura do edital e regulamento do concurso, a idéia é premiar as propostas de urbanização que melhor agregarem essas 22 áreas hoje marginalizadas à cidade formal, elevando a qualidade de vida das populações locais. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que visa promover o direito à cidade. Serão eleitos 22 projetos vencedores – um para cada perímetro de ação integrada que é objeto do concurso. Os responsáveis por esses projetos dividirão um prêmio cujo valor total é de R$ 58 milhões. E, melhor ainda, serão contratados pela Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo para tirar suas propostas urbanísticas do papel.
Os interessados em participar do “Renova SP” devem entrar no site www.habisp.inf.br, onde encontrarão todas as informações sobre o concurso. Através deste mesmo site, deverão enviar seus projetos entre os dias 14 e 25 de julho. O resultado final do concurso será divulgado no dia 29 de julho.