05 – PROJETOS DE ARQUITETURA DE PAISAGISMO

 

5.01 – O Projeto Paisagístico deverá compor-se das seguintes fases de desenvolvimento, representados graficamente, de forma a fazer compreender literalmente a concepção global do projeto, bem como todos os elementos nela contidos:


– ESTUDO PRELIMINAR – Análise do espaço mediante reconhecimento dos diversos aspectos nele envolvidos e apresentação de solução conceitual do problema para a determinação da viabilidade do programa e partido a serem adotados.


– ANTEPROJETO – Apresentação da solução conceitual e física do problema com a definição do partido adotado, distribuição das funções e das áreas de intervenção com seus elementos principais, naturais e/ou edificáveis em escala adequada à perfeita compreensão da obra a ser executada, sob a forma de plantas e, quando necessários, cortes esquemáticos.


– PROJETO DE EXECUÇÃO – Desenvolvimento com base no Anteprojeto aprovado, apresentado através de plantas, cortes, elevações e detalhes construtivos, contendo cotas e indicações dos materiais e equipamentos, indicando os sistemas de irrigação, iluminação e drenagem, memorial descritivo e especificações.


– PROJETO DE PLANTAÇÃO – Desenvolvimento com base no Anteprojeto aprovado,consta de desenho de locação e especificação das espécies vegetais, tabela de especificações e quantidades, o nome vulgar, científico e parte das espécies a serem empregadas, manual de preparo do solo e plantio.

 


5.02 – REMUNERAÇÃO DO PROJETO PAISAGÍSTICO


– Os projetos paisagísticos são classificados de acordo com o nível de complexidade, em três categorias:


CATEGORIA A: espaços urbanos, parques urbanos, monumentos, praias, portos.


CATEGORIA B: educação/treinamento, saúde, esporte, comércio, administração, instituições religiosas, cemitérios, conjuntos de edifícios habitacionais, cultura, recreação, turismo, indústria, feiras de exposições, terminais de transporte, residências unifamiliares.


CATEGORIA C: rodovias/ferrovias, áreas rurais.


– Os projetos paisagísticos são remunerados em função da área do projeto, critério de cálculo:


X = valor da remuneração


Y = área do projeto em M2, calculada como área do terreno a ser tratada, subtraída as áreas de ocupação das edificações.


– Área inferior a 500 M2


Todas as categorias – A, B, C X = 0,15 Y CUB


CATEGORIA A X = 0,15 + Y x CUB
CATEGORIA B X = {1,27 + [0,1 x raiz quadrada de" (Y-200)]} x CUB
CATEGORIA C X = {2,43 + [0,1 x raiz quadrada de" (Y-400)]} x CUB


– CORREÇÃO DO CÁLCULO POR COMPLEXIDADE – Considere-se a correção do cálculo para
as áreas superiores a 500 M2, nos seguintes casos:


a – Projetos de habitação unifamiliar
b – Projetos sobre laje
c – Projetos sobre terrenos de topografia acidentada


Nestes casos, os cálculos dos honorários serão corrigidos multiplicando-se os valores obtidos pelo índice 1,3.


5.03 – Os honorários de projetos paisagísticos não incluem os demais projetos.