Hermes Fonseca foi eleito presidente do CAU/MA. Arquiteto e urbanista formado pela UFPA em 1986, ele também concluiu o curso de Engenharia Civil pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará em 1987. É especialista em Metodologia de Ensino do Terceiro Grau, mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE e doutor em Urbanismo pela UFRJ. Atualmente, é professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão e sócio de uma empresa de arquitetura. Já foi presidente do IAB-MA, conselheiro suplente do CONFEA, conselheiro do CREA/MA, coordenador da CCEArq e presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Maranhão.

        Segundo Hermes, as expectativas para essa primeira gestão do CAU/MA são as melhores possíveis por conta do trabalho realizado junto às entidades dos arquitetos e urbanistas. As marcas da gestão deverão ser a transparência, seriedade e unidade. O presidente eleito aposta firme na unidade para enfrentar os desafios que terá pela frente nesse período à frente do CAU/MA. Entre esses desafios, ele cita os ligados a transição do CREA para o CAU como sendo os maiores e informa que será feita uma divisão de tarefas com o CREA por meio de um convênio para continuar prestando serviços aos arquitetos e urbanistas. Ainda será preciso definir a composição da diretoria para resolver as questões do dia-a-dia do novo Conselho.

        “Uma de nossas principais metas é a valorização profissional, que poderá ser viabilizada através de uma fiscalização mais eficiente das obras feitas no estado, já que muitas são feitas de modo irregular, sem nenhum arquiteto e urbanista responsável. Precisamos também recuperar a importância da função do arquiteto como alguém que projeta e planeja a cidade”, afirma Hermes. Ele parabeniza a todos os envolvidos no processo eleitoral do CAU/MA pela visibilidade que conseguiram dar ao novo Conselho, do qual a sociedade maranhense já tomou conhecimento e que já goza de boa aceitação.