Sydnei Menezes foi eleito presidente do CAU/RJ. Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Santa Úrsula em 1984, é funcionário de carreira da prefeitura do Rio de Janeiro, atuando nas áreas de habitação, urbanismo e meio ambiente. Sua trajetória junto às lutas dos arquitetos também é longa: já foi conselheiro do IAB, diretor do IAB, conselheiro do Conselho Superior do IAB, conselheiro da CCEArq, coordenador adjunto da CCEArq, diretor geral da Mútua e diretor do CREA/RJ.
Segundo Sydnei, sua maior expectativa nesse início de gestão é que o CAU preste aos arquitetos um serviço ágil, competente, transparente e barato. Na opinião dele, o maior desafio será fazer com que a sociedade entenda que o CAU foi criado para assegurar tranqüilidade na contratação dos serviços de arquitetura. O período de transição do CREA/RJ para o CAU também é citado como um período de dificuldades. Existe a tentativa de firmar convênio com o CREA para a continuidade da prestação dos serviços aos arquitetos, mas ainda não houve resposta concreta nesse sentido.
“Os arquitetos precisam entender a importância do CAU como instância de valorização da profissão. Também acho que o CAU deve ocupar o papel político de elaborar a necessária crítica aos projetos e planos de obras governamentais”, opina.