Roberto Py foi eleito presidente do CAU/RS. Arquiteto e urbanista formado pela UFRGS em 1960, durante um bom tempo ele foi professor daquela universidade, pela qual se aposentou. Atualmente, está desativando seu escritório de arquitetura para se dedicar integralmente ao CAU/RS. Participa ativamente da ABEA, sendo também filiado ao IAB e ao Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul, naquilo que ele mesmo define como uma “tríplice filiação”.
Segundo Roberto Py, suas expectativas para o início de gestão são as mesmas de todo o plenário do CAU/RS: conseguir fazer uma boa transição do CREA/RS para o novo Conselho. Ele afirmou que em breve estará à disposição dos arquitetos gaúchos o serviço de RRT – que substituirá a antiga ART -, o que deve ser fonte de maior tranquilidade para todos. A gestão eleita pretende dar conta de todos os serviços prestados até então pelo CREA, buscando uma maior qualificação e eficiência. Essas questões da transição são, na visão de Roberto, o maior desafio que a gestão do CAU/RS terá para enfrentar em seu início.
“Nossa expectativa é conseguir apoiar os arquitetos no exercício profissional e fazer um esforço pela melhora da qualidade de ensino em nossa área”, pontua Roberto. Desejamos que ele e todos os conselheiros do CAU/RS tenham êxito nessas tarefas, que são sem dúvida fundamentais.