Cláudio Miranda foi eleito presidente do CAU/MT. Arquiteto e urbanista formado pela UFRJ em 1980, fez mestrado em Engenharia Ambiental e doutorado na FAU/UFRJ. Atualmente, é funcionário do ProUrbe e professor de Arquitetura na UFMT. Suas principais áreas de atuação profissional são urbanismo, habitação de interesse social e regularização fundiária. Já foi diretor da FNA.
Cláudio afirma que suas expectativas para este início de gestão são muito positivas, uma vez que todos os conselheiros do CAU/MT estão trabalhando muito para que ele funcione e seja uma referência para os arquitetos e urbanistas do estado. Segundo ele, neste momento eles estão empenhados em conseguir fazer uma construção em conjunto com o CREA/MT e gostariam de contar com um maior apoio por parte do CAU/BR. Os maiores desafios do momento são construir uma convivência harmoniosa com o CREA/MT e fazer com que o arquiteto tenha um reconhecimento diferenciado pela sociedade graças ao papel que desempenha no planejamento da cidade.
Segundo ele, neste momento o CAU/MT está empenhado em conseguir um CNPJ para poder receber os recursos financeiros que lhe cabem. Além disso, tem também a questão da sede da entidade, que deverá ser uma casa da Secretaria do Patrimônio da União hoje bastante abandonada. Há esforços no sentido de conseguir parcerias para reformar o local, deixando-o pronto para uso. “Nossa prioridade é unir a categoria no estado porque há cidades aqui sendo criadas da noite para o dia, com o trabalho quase clandestino de profissionais que muitas vezes sequer são arquitetos. Também queremos discutir as questões de mobilidade urbana, hoje intensamente debatidas em função da proximidade da Copa de 2014”, revela. Ele afirma ainda que há outras questões que merecerão atenção, como a implementação da Lei de Assistência Técnica, a habitação popular e a preservação do patrimônio e da memória do estado.