Ronaldo de Lima foi eleito presidente do CAU/SC. Arquiteto e urbanista formado pela UFSC em 1990, ele passou pouco tempo atuando na capital do estado, ainda como recém-formado. Rapidamente, se mudou para a cidade de Jaraguá do Sul, onde trabalhou durante algum tempo num escritório de arquitetura civil. Em 1997, abriu, junto com o irmão, um escritório especializado em arquitetura comercial e industrial. Já participou do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, mas revela que sua experiência à frente de entidades de arquitetura é pequena, o que foi visto com bons olhos por seus pares no estado em termos de renovação das práticas do CAU/SC em relação às do CREA/SC.
Ronaldo revela que neste momento suas maiores expectativas estão voltadas para que o CAU/SC possa funcionar sem nenhum “apagão”. Para isso, ainda há muito a fazer, mas os conselheiros eleitos já estão providenciando CNPJ para a entidade, local para funcionar como sede e a efetivação do convênio com o CREA/SC para que não haja interrupção nos serviços prestados aos arquitetos. Ele informa que foram aprovados, em caráter provisório, o regimento e o orçamento do CREA/SC. Na opinião dele, o principal desafio nesse início de gestão será esse trabalho braçal necessário à estruturação do CAU, mas espera que as coisas sejam melhores a partir da implantação do SICCAU, sistema de informação que deverá facilitar a vida dos arquitetos e urbanistas.
“O forte entre os conselheiros eleitos em nosso estado é a vontade de renovação e as idéias diferentes. Queremos um Conselho de cara nova, que possa ser referência para todo o país. Usaremos essa criatividade para fazer com que a sociedade catarinense compreenda a importância do CAU para ela”, afirma. Entre as principais prioridades da gestão, estão a valorização profissional e a melhoria da qualidade de formação nos cursos de Arquitetura.