Adolfo Maia foi eleito presidente do CAU/PA. Arquiteto formado pela UFPA em 1981, tem especialização em arquitetura nos trópicos pela mesma universidade. Atualmente, é professor nos níveis técnico e superior, lecionando em disciplinas de projetos e execução de obras. Seu currículo em termos de luta em defesa da profissão de arquiteto e urbanista é extenso: já participou do IAB-PA, do Sindicato dos Arquitetos do Estado do Pará, foi conselheiro do CREA/PA, diretor administrativo da Mútua/PA, conselheiro federal e vice-presidente do CONFEA.
Adolfo afirma que sua principal expectativa nessa primeira gestão é organizar o CAU/PA, o que terá que ser feito a partir da estaca zero. No primeiro ano de gestão, será necessário se focar bastante em questões como organização, sede e estrutura de um modo geral, sem deixar de lado outras atividades. Ele considera que a maior dificuldade que terá à frente do CAU/PA é o fato de seu estado ser muito grande, o que dificulta a fiscalização do exercício profissional: “estamos tentando um convênio com o CREA para que essa fiscalização possa ser feita de maneira conjunta, mas o ideal é que nesse início os próprios arquitetos tomem para si a tarefa de serem nossos fiscais”, avalia.
Segundo Adolfo, as prioridades dessa primeira gestão do CAU/PA estarão ligadas à estruturação do conselho no estado. Será necessário, entre outras coisas, tirar CNPJ e buscar um convênio com o CREA/PA para que o CAU tenha um espaço para funcionar. No entanto, reafirma e necessidade de colocar como prioridade a fiscalização do exercício profissional.