O Conselho de Arquitetura e Urbanismo brasileiro divulgou quadro com número de profissionais cadastrados nos Conselhos Regionais referente a julho de 2012. A maior parte deles encontra-se nas Regiões Sudeste e Sul do País. São Paulo é o Estado que conta com mais Arquitetos e Urbanistas vinculados à entidade, mais que o dobro em relação ao Rio de Janeiro, que ocupa o segundo lugar da lista. Mais informações serão divulgadas após o processo de recadastramento dos Arquitetos e Urbanistas que o CAU está promovendo em todas as Unidades Federativas do Brasil até o final do ano.
Ao todo, são 80.359 trabalhadores registrados em todo o País – 45.198 em capitais e 35.161 no interior. São Paulo tem 25.248 Arquitetos e Urbanistas cadastrados no sistema, 11.999 apenas na capital. Em segundo lugar, aparece o Estado do Rio de Janeiro, com 11.606 profissionais – sendo que 8.205 são da capital. Em seguida, destacam-se Rio Grande do Sul (8.077 profissionais), Minas Gerais (6.625) e Paraná (5.490).
Na Região Nordeste, o Estado que conta com mais Arquitetos e Urbanistas cadastrados é a Bahia (2.378), sendo Salvador também a capital onde se localizam mais profissionais na região (1.821). Na Região Centro-Oeste, Distrito Federal e Goiânia têm o maior número de Arquitetos e Urbanistas – 2.253 e 1.666, respectivamente. Já o Pará é o Estado com mais representatividade na Região Norte: são 1.053 trabalhadores cadastrados, sendo 854 somente da capital, Belém. De todo o Brasil, essa é a região que menos conta com profissionais de Arquitetura e Urbanismo: Rondônia tem 178 trabalhadores registrados, o Amapá tem 159, o Acre conta 96 e Roraima, 50 – sendo que, nesse Estado, apenas dois trabalham no interior.
Atualmente, o CAU realiza atualização dos cadastros de Arquitetos e Urbanistas de todo o Brasil com o objetivo de emitir as carteiras profissionais. O documento será gratuito e válido em todo o território nacional, além de servir como identificação civil. Acesse a página do CAU de seu Estado para confirmar seus dados e garantir a confecção de sua carteira.
Confira na tabela abaixo o resultado do levantamento na íntegra.
Divulgação CAU/BR