O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) realizou, no dia 27 de outubro, o Encontro Estadual de ArquitetosSeminário Estadual de Assistência Técnica. O evento antecede a realização do 8º Seminário Nacional de Assistência Técnica, promovido por FNA e Sindarq-PR, a ser realizado em 13 e 14 de novembro, em Curitiba. A atividade faz parte do 36º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA).

 

Na ocasião, após abertura proferida pelo Presidente do SASP, Daniel Amor, houve contextualização da Lei de Assistência Técnica pelo Diretor Regional do SASP em Campinas, Guilherme Carpinteiro. Transcorreu-se, ainda, a eleição de 17 dos 22 delegados regionais que representarão o Sindicato no ENSA. Cerca de 60 pessoas participaram do debate, ocorrido na sede do SASP. O objetivo do encontro foi desenvolver ideias para que a oferta de atendimento à população de baixa renda no Estado e no Brasil seja otimizada, sobretudo através da responsabilidade dos profissionais que elaboram os projetos.

 

Assim, o evento também contou com a apresentação das experiências em Assistência Técnica no município de Suzano por Consuelo Gallego, Diretora Regional do SASP. A cidade paulista é pioneira na implementação da Lei de Assistência Técnica. No ano passado, tornou-se o primeiro município do Estado de São Paulo a criar legislação municipal com base na Lei Federal para garantir atendimento gratuito nas áreas de Arquitetura e Engenharia a famílias que recebem até três salários mínimos por mês. Tal avanço possibilito u, em setembro deste ano, a entrega de dois alvarás de construção a famílias de Suzano. O município tem dez profissionais que desenvolvem projetos personalizados de Assistência Técnica de acordo com as necessidades de cada cidadão.

 

As discussões sobre o tema prosseguem no Seminário Nacional, que reúne Sindicatos e profissionais de todo o Brasil para refletir sobre a aplicação da Lei de Assistência Técnica no País.