O Presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Minas Gerais (Sinarq-MG), Eduardo Fajardo, participou de reunião com o Prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, para garantir a recuperação imediata dos salários dos Arquitetos e Urbanistas e Engenheiros servidores do Executivo municipal. Além de vinte servidores, o encontro ocorrido em 13 de março também contou com as presenças do Diretor Administrativo do Senge-MG, João Queiroz, o Diretor da Faculdade de Engenharia da UFJF, Hélio Antônio, representantes do CAU/MG, do CREA/MG e do IAB/JF e do Vereador de Juiz de Fora José Márcio (Garotinho).

 

Dos dez salários mínimos pagos em 1990, a remuneração dos funcionários caiu para pouco mais de três salários mínimos atuais. Durante a conversa, o Prefeito disse compreender a importância da valorização dos funcionários, que hoje recebem salários abaixo da média do mercado, e comprometeu-se em instituir a retomada da dignidade salarial. Siqueira também propôs a criação de equipe que, junto aos representantes das categorias requerentes, possam estudar alternativas e o cronograma da recuperação salarial.

 

De acordo com Fajardo, o SENGE-MG e o SINARQ-MG se comprometeram a mobilizar suas respectivas Federações para que instituam campanhas nacionais pela remuneração adequada das categorias.