O Presidente da FNA, Jeferson Salazar, e o 1º Vice-Presidente da Federação e Presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP), Daniel Amor, participaram do seminário que marcou o I Encontro de Arquitetos e Urbanistas no Acre. O Seminário, que teve mais de 120 inscritos e a participação efetiva de mais de cem Arquitetos e urbanistas e estudantes daquele Estado, ocorreu no Theatro Hélio Melo, no centro da capital, Rio Branco, em 25 de março. O evento visou promover o encontro de profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Acre e de outros Estados brasileiros, trocar informações e experiências com outras regiões do país, visando contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.


A FNA que apoiou o evento desde sua concepção, teve seus representantes na mesa de abertura. Em seguida, Salazar e Amor debateram o papel das associações de classe e a ação sindical e os desafios da Lei de Assistência Técnica em duas mesas do evento. A implementação da Lei 11.888/2008 é uma pauta histórica da Federação, que defende o atendimento técnico universal às famílias de baixa renda. A participação da FNA também garantiu o início de mobilização para a constituição de Sindicato de Arquitetos e Urbanistas no Acre, Estado onde há grande contigente de profissionais interessados na representação sindical a fim de garantir a valorização da profissão e dos profissionais.


A temática do encontro foi densa e cobriu o panorama da Arquitetura e Urbanismo no Acre, assim como do exercício da profissão. Os palestrantes foram conselheiros do CAU/AC, como Laís Medeiros,Anderson Amaro, Ulderico Queiroz Júnior, profissionais de destaque naquele Estado, como a Arquiteta e Urbanista Jamile Tormann, o Arquiteto e Urbanista Cláudio Gastão Kipper e Ana Maria Cunha, conselheiros do CAU/BR, como Cláudia Pires, Paulo Ormindo David de Azevedo, Clênio Plauto e Napoleão Ferreira da Silva Neto e o presidente do CAU/BR Haroldo Pinheiro, além do Presidente e Vice da FNA.

 

Foram apresentados e debatidos os seguintes assuntos: Formação e exercício profissional do Arquiteto e Urbanista; A Arquitetura de Rio Branco; As entidades de classe, sindicato e federação, instituto e outras associações; a Ética na Arquitetura e Urbanismo; Assistência Técnica para que e para quem; Iluminação cénica na Arquitetura; e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.


O Seminário não esqueceu de homenagear in memoriam o Arquiteto e Urbanista Francisco Thaumaturgo Filho profissional que muito contribuiu com a profissão assim como com as artes plásticas, numa sentida homenagem a sua família na pessoa da sua mae. Também foram realizadas cinco homenagens a Arquitetas e Arquitetos e Urbanistas que contribuíram com a profissão e com a organização profissional da categoria no Estado do Acre. O evento serviu também para mobilizar os arquitetos e urbanistas do
Acre e deixar esperanças do reconhecimento de nossa profissão pela sociedade acreana.