O Vice-Presidente da FNA, Ângelo Arruda, representou a entidade na Conferência Municipal das Cidades em Ponta Porã (MS). O evento, que ocorreu no dia 10 de abril, no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã Miguel Gomez, contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre profissionais, gestores públicos, movimentos sociais de luta pela moradia e entidades ligadas à organização da Conferência. Presidiu a mesa o Secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, que realizou oficialmente a abertura dos trabalhos das Conferências Municipais do Mato Grosso do Sul, que ocorrem até 29 de maio.

 

No evento, Arruda palestrou sobre as políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade, que só recentemente começou a ser questionada. O Arquiteto e Urbanista defendeu “a importância do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e da regularização fundiária como instrumento desse sistema e do processo de construção de cidades mais justas e democráticas” e ressaltou que o papel do poder público deve realizar investimentos e obras que priorizem o coletivo acima do individual.

 

O Vice-Presidente ainda apresentou a FNA como uma das entidades que compõem o Conselho das Cidades, órgão colegiado integrado ao Ministério das Cidades. Por fim, Arruda participou da eleição do Arquiteto e Urbanista Lucio Leal como delegado da Conferência Estadual das Cidades, que ocorre entre 11 e 13 de setembro de 2013 e tem como tema “Fortalecimento do desenvolvimento urbano e regional, implementação dos planos diretores”. As discussões do evento serão encaminhadas à 5ª Conferência Nacional das Cidades, agendada para 20 a 24 de novembro de 2013, em Brasília.