A Federação Nacional dos Arquitetetos e Urbanistas manifesta o seu apoio integral aos brasileiros e brasileiras pela mobilização que tem levado, nos últimos dias, milhares de pessoas às ruas das principais capitais e cidades do país em manifestações legítimas e justas contra os aumentos abusivos das passagens. A revogação do aumento do valor da passagem no Rio de Janeiro e em São Paulo evidencia a força popular na democracia brasileira. É preciso frisar que esta vitória não é uma concessão dos governantes, mas uma conquista da sociedade civil que soube fazer valer a sua força.

Infelizmente, o fortalecimento desta democracia não foi o que vimos em todas as manifestações realizadas. Condenamos os excessos policiais que geraram cenas estarrecedoras, propagadas dentro e fora do país. A FNA lamenta que essas imagens de repressão tenham resgatado à memória o período da ditadura militar. Cabe reafirmar que não vivemos mais neste regime, dispensando assim derramamento de sangue e mártires.

A Federação lamenta ainda as ações extremistas realizadas por uma minoria dos manifestantes. A depredação do patrimônio público, e em especial do patrimônio arquitetônico e cultural das nossa cidades, é injustificável e em nada ajudará nas reivindicações e na pauta do movimento.

Na esperança de que este momento possa se traduzir em transporte público de qualidade e que tenha reflexos nas políticas públicas em geral (saúde, educação, infraestrutura, saneamento, habitação, entre outras),  é que a FNA reafirma seu compromisso com a construção de uma democracia forte e participativa que se traduza em cidades mais inclusivas, irmanando-se a todos aqueles que lutam por um Brasil melhor.