A quinta edição do ciclo Seminários de Política Urbana Q+50 será aberta nesta sexta-feira, dia 19 de Julho, em Belo Horizonte, com o tema Mobilidade Urbana.
O Seminário de Política Urbana Q+50 é uma iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil e visa a reforçar decisivamente a agenda política das cidades e das metrópoles brasileiras. O evento também comemora os 50 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, realizado no Hotel Quitandinha, em 1963.
Nas palavras do presidente Sérgio Magalhães “O Seminário Q+50 visa construir uma nova agenda urbana para as cidades brasileiras”.
A presidente do IAB-MG, Rose Guedes, explica que o seminário tem como proposta a disseminação de conceitos, diretrizes, programas e projetos de mobilidade urbana sustentável. “Propomos abrir um espaço de diálogo e discussão com a comunidade sobre a construção da cidade que queremos a partir de um novo modelo de mobilidade urbana, que venha a contribuir efetivamente para a humanização do espaço público e com adequações de ações e intervenções sustentáveis”, afirmou.
A abertura será no dia 19 de julho de 2013, sexta-feira, às 14h, no auditório da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com a mesa-redonda que discutirá o tema “Mobilidade, planejamento e desenvolvimento urbano” onde estarão presentes Vicente Loureiro, subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria de Estado de Obras do Rio de Janeiro; Zenilton Kléber Gonçalves Patrocínio, mestre em Transporte e Engenharia Urbanística e professor da PUC-MG; e o arquiteto Demetre Anastassakis, Vice-Presidente de Arquitetura do SINAENCO-RJ. Para finalizar as atividades do dia, Valeska Peres Pinto, coordenadora técnica da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), fará uma palestra sobre “Projetos de Mobilidade Urbana – atribuição de arquitetos”.
No dia 20 de julho, sábado, das 9hs às 13hs, o evento será em praça pública, na Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia, onde ocorrerão diversas ações de promoção da mobilidade urbana. Entidades representativas terão espaço para dialogar com a comunidade sobre ações sustentáveis de mobilidade. Participarão do evento representantes da BHTRANS que irão apresentar a campanha de respeito ao pedestre e alguns modelos utilizados no transporte coletivo, como microônibus de acesso a vilas e favelas, ônibus convencional e a nova tecnologia de ônibus a ser utilizada no sistema BRT – Bus Rapid Transit, para visitação pública, acompanhados de monitor para promover as explicações e esclarecimentos de dúvidas e também a PMMG com a Transitolândia. “A ideia é garantir maior participação popular e um espaço democrático para o diálogo com a comunidade sobre a construção de cidades sustentáveis”, afirma Rose Guedes.
Ainda no dia 20 de Julho, às 15hs, na sede do IAB-MG (Rua Mestre Lucas, 70 – Bairro Cruzeiro), será realizada mesa-redonda com os arquitetos Angelica Alvim, Jupira Mendonça e José Abilio Belo sobre o tema “Mobilidade, projeto e cidade-metropolitana”. Às 16hs, o professor Manuel Herce, da Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha), apresentará conferência. Herce, peça fundamental do renascimento de Barcelona no contexto das Olimpíadas de 1992, valoriza o uso das bicicletas – particulares ou públicas – mas afirma que a solução para o trânsito das cidades é simples: investimento em transporte público.
Belo Horizonte sediará a quinta edição do evento. Já foram realizados quatro seminários: o Rio de Janeiro discutiu “Arquitetura, Cidade, Metrópole – Democratizar Cidades Sustentáveis”; o Rio Grande do Sul falou sobre “A moradia brasileira”; São Paulo debateu “A gestão das cidades”; e Brasília concentrou seu foco no “Espaço público: Cultura, patrimônio e cidadania”. As próximas edições serão em Salvador, com o tema “Esvaziamento dos centros”; em Manaus, com discussão sobre “A Amazônia Urbana” e Ceará, sobre “Metrópoles e Rede de Cidades”.
As inscrições são gratuitas por meio do endereço eletrônico: www.iab-mg.blogspot.com.br