Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos, evento que acontecerá entre os dias 16 e 20 de setembro na cidade do Rio de Janeiro. Está edição do seminário tem como tema “direito à memória e a verdade”.

O número de participantes no seminário é limitado, assim como também são limitadas as vagas para os dois minicursos: “A Pesquisa em Arquivos” e “Implantação de Centros de Documentação: noções básicas voltadas para Movimentos Sociais”, que acontecerão simultaneamente. As instruções sobre como fazer a inscrição para o seminário e reservar vaga para os minicursos estão disponiveis em um banner no site do CEDOC CUT .

Estão confirmadas participações de conferencistas e especialistas nacionais e internacionais que debaterão, a partir de múltiplas perspectivas disciplinares, questões relacionadas ao universo dos arquivos, da história e da memória dos trabalhadores da cidade e do campo. Será, enfim, um fórum privilegiado para a troca de informações, incentivando a recuperação e a preservação dos arquivos e da memória dos trabalhadores e de suas organizações.

O seminário também homenageará a Confederação Operária Brasileira (COB), primeira central sindical do país, no centenário do seu 2º congresso. A COB nos legou um dos mais importantes conjuntos documentais produzidos pelos trabalhadores brasileiros na etapa inicial de sua organização sindical.

Para ver a programação, clique aqui.

Promoção: Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Arquivo Nacional do Brasil

Comissão Organizadora:

Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro  – AMORJ

Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT  – CEDOC/CUT

Centro de Referências Memórias Reveladas  – Arquivo Nacional

Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical “Florestan Fernandes” da Universidade Estadual Paulista  – UNESP/CEMOSI

Laboratório de História Social do Trabalho da Universidade Estadual da Sudoeste da Bahia  – LHIST

Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referências sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro