A Ordem dos Arquitetos de Portugal lançou um concurso internacional de ideias para a recuperação urbana de um quarteirão, no Porto, conhecido como Auríficia – nome da antiga indústria que ocupou o local (foto).
 

Fundada em meados do século 19, a fábrica especializada em ourivesaria está desativada há décadas e ocupa o centro do terreno de 1,6 mil metros quadrados que é o tema da competição.

 Considerada, de acordo com os organizadores, como “o exemplo mais bem preservado e coerente de uma instalação industrial dos séculos 19 e 20 na área metropolitana do Porto”, a área poderá se transformar em um catalisador da regeneração desta região do Porto, caso o projeto siga adiante.
Entre os elementos que norteiam o concurso estão a criação, no local, de áreas cívicas e de lazer, além de espaços que estimulem a criação de postos de trabalho.

 O vencedor do concurso receberá um prêmio de oito mil euros. O segundo colocado, cinco mil euros; e o terceiro, três mil euros. As inscrições e entrega de trabalhos podem ser feitas até o dia 18 de setembro.
Informações e inscrições: www.concursosoasrn.com