As eleições para a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ADUFRJ -SSIND) terá como única chapa “Adufrj de Luta e pela Base”. O candidato à presidência é o professor Cláudio Ribeiro, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). O prazo para a inscrição de outras chapas se encerrou na tarde desta última segunda.

 

Segundo o professor Cláudio Ribeiro, a greve do ano passado nas universidades públicas influiu em sua candidatura. “É uma decisão pessoal, mas não somente. É principalmente uma decisão coletiva. É resultado da percepção de que a universidade está mudando. Acredito que seja também reflexo da greve, que foi muito importante para retomar o processo de luta da categoria”, afirmou.

 

De acordo com Ribeiro, que é um jovem professor da UFRJ, os docentes estão diante de novos desafios. “Precisamos construir novas lutas. Esta candidatura reforça a necessidade de os professores participarem da universidade como um todo. Conhecerem, desde cedo, o local onde trabalham”.

 

Cláudio Ribeiro destaca a heterogeneidade da chapa, que conta com professores de diversas unidades da UFRJ: “O ponto mais positivo, que, para mim, é a grande riqueza da Adufrj-SSind, é que nesta chapa conseguimos reunir professores com longa estrada na UFRJ, recém-ingressos e aposentados. Não há dicotomia entre o novo e o velho. Ao contrário, há a soma das experiências”.

Integram a chapa Luciana Boiteux (Faculdade Nacional de Direito) na 1ª vice- presidência; Cleusa Santos (Escola de Serviço Social) na 2ª vice-presidência; José Henrique Sanglard (Escola Politécnica) como 1º secretário; Romildo Bomfim (Faculdade de Medicina) como 2º secretário; Luciano Coutinho (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis) como 1º tesoureiro; e Regina Pugliese (aposentada do CAp) como 2ª tesoureira.