Nesta quarta e quinta, ocorre a oficina de Implementação de Ações em Áreas Urbanas Centrais e Cidades Históricas – Desafios para a Reabilitação com Justiça Social. A capacitação será promovida, no auditório do subsolo da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, em Brasília (DF).

A iniciativa vai preparar os participantes para a implementação de ações em áreas urbanas centrais e cidades históricas. Os trabalhos vão oferecer debates sobre temas estratégicos e buscar a proposição de alternativas para enfrentar alguns dos obstáculos aos processos de reabilitação em centros urbanos e cidades históricas. A programação completa da oficina pode ser acessada no site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Podem participar do evento gestores e técnicos federais, estaduais e municipais; professores e estudantes universitários; sociedade civil organizada e demais profissionais ligados à temática da reabilitação urbana. A inscrição é gratuita.

 

 

Metodologia:

 

Exposições de 60 minutos em formato de conferência, mesas redondas e painéis, seguidas de espaço para debate, dúvidas e esclarecimentos.

Tópicos:

 

– Reabilitação urbana: conceito e evolução histórica – Por que é tão difícil implementar ações de reabilitação urbana com justiça social? – Estratégias de enfrentamento de problemas fundiários – Alternativas de financiamento – Participação e justiça social