Evento é promovido pelo Centro Acadêmico e e a Direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. O Workshop está marcado para acontecer nesta terça feira (15). Confira o texto dos organizadores:

 

“Você já imaginou se na 901 norte fossem erguidos hotéis de mais de 40m de altura, rompendo com a lógica das escalas de Brasília? Já pensou se o gramado central do Eixo Monumental Oeste desse lugar a centros de treinamento e restaurantes? O que você acha de ministérios ocupando um espaço originalmente de uso comunitário nas Entrequadras? E se as escolinhas nas Superquadras forem substituídas por instituições da rede privada? E que tal o Parque de Ciência e Tecnologia, público, ser transformado em um pólo de rádio e TV privado?

É o que o GDF e seus patrocinadores da indústria da construção civil estão planejando pra você. O PPCUB (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília) define o futuro da nossa cidade e terá a ÚLTIMA discussão dia 17 de outubro (quinta-feira), às 9h30, em audiência pública do Poder Executivo no Auditório da Câmara Legislativa. 

Para esclarecer o que anda sendo feito sem que você saiba, os alunos e professores da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília), com apoio do movimento Urbanistas por Brasília, vão realizar um workshop cujo objetivo é entender os pontos mais polêmicos desse documento que o GDF quer ver aprovado a todo custo pela CLDF até novembro. 

O objetivo do workshop é discutir e elucidar os elementos centrais do labiríntico PPCUB, entender quais são as principais críticas e quais consequências trará para a área tombada de Brasília e entorno. 

Brasília está mais perto do que nunca de perder seu título de patrimônio cultural da humanidade. A UNESCO, em 2012, já deu o alerta e recomendou a paralisação e revisão do PPCUB. O GDF ignora a importância e a sensibilidade da área tombada e, com seus ouvidos moucos, também planeja construir uma nova cidade – maior que Taguatinga, Ceilândia e Samambaia juntas – em terras de Luiz Estevão. O discurso desenvolvimentista alimenta as esperanças de quem quer uma cidade melhor, mas não oferece nada além de expansão da indústria imobiliária, altas densidades, falsa sustentabilidade, ausência de projeto sério e preciso, descaso com o transporte público e um ainda mais intenso caos urbano.

Cansou de ladainha? Vem com a gente!

Workshop PPCUB Terça às 18h e Quarta às 14h30 na pracinha FAU.

Audiência Pública do GDF Quinta às 9h30 no Auditório da CLDF.”