O manifesto pertence as cinco entidades que compõem o Colégio Brasileiro de Arquitetos e Urbanistas. Confiram o manifesto:
Enfrentando os desafios da profissão.
Tabela de Honorários dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil (clique no título ao lado e façao o download)
Prezados Colegas
1. O Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, a Federação Nacional de Arquitetos – FNA, a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA, a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA, e a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP, entidades nacionais de arquitetos e urbanistas que compõem o Colégio Brasileiro de Arquitetos e Urbanistas – CBA, têm o prazer de disponibilizar para todos os arquitetos e urbanistas brasileiros o Módulo I – Remuneração do Projeto Arquitetônico de Edificações, da Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Avaliamos que este Módulo atende mais de 80% das atividades dos arquitetos e urbanistas brasileiros e estamos trabalhando firme para concluir em breve os demais Módulos, sendo respectivamente:
Módulo II – Remuneração de Projetos de Urbanismo, Projetos de Arquitetura Paisagística, Projetos de Arquitetura de Interiores e Projetos Complementares Diversos (contendo todos os projetos previstos na resolução 21, do CAU BR, em complemento ao MÓDULO I).
Módulo III – Remuneração de Execução de Obras e Outras Atividades.
2. O resultado alcançado até aqui, o Módulo I, não se restringe ao cálculo dos honorários. Ele faz a compatibilização entre os três elementos constituintes fundamentais do trabalho: a) a definição conceitual das atividades de projeto; b) o escopo dos serviços; e c) a tabela com o cálculo dos honorários.
O trabalho em curso demandou muita energia das nossas entidades para chegarmos a um termo de consenso, além do tempo de cada um daqueles colegas, dirigentes ou não, que se debruçaram nesta árdua tarefa.
A partir do Manual de Contratação dos Serviços de Arquitetura, elaborado pelo IAB, cotejado com as recomendações para cálculo de honorários da FNA, da AsBEA e da ABAP, tendo sido revistos os Escopos de Serviços de Projeto elaborados originalmente por cada entidade, além da revisão conceitual da atividade de Projeto, essa compatibilização entre os três fatores e a sua aprovação em consenso pelas cinco entidades nacionais certamente significará um patamar seguro para o desenvolvimento da nossa profissão – e um referencial importante nas negociações dos serviços de projeto.
3. Finalmente, o consenso alcançado também representa uma demonstração de que as entidades nacionais de arquitetos e urbanistas são capazes de manter com firmeza a unidade na luta por ideais maiores e pela valorização profissional.
Com esta mesma firmeza de convicção que nos levou a criar o Colégio Brasileiro de Arquitetos e Urbanistas – CBA, e, desta unidade, à criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, as Entidades Nacionais continuarão enfrentando os desafios da profissão que abraçamos.
Faça bom uso desta tabela e divulgue de todas as formas.
Orgulhosamente, esta é a Tabela de Honorários dos Arquitetos e Urbanistas Brasileiros!
Colégio Brasileiro de Arquitetos e Urbanistas – CBA.
SERGIO MAGALHÃES, PRESIDENTE do IAB
EDUARDO NARDELLI, PRESIDENTE da AsBEA
JEFERSON SALAZAR, PRESIDENTE da FNA
LETICIA HARDT, PRESIDENTE da ABAP
FERNANDO COSTA, PRESIDENTE da ABEA