O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e o Observatório das Metrópoles disponibiliza em formato eletrônico o livro “Turismo e Imobiliário nas Metrópoles”. O livro analisa o processo de metropolização na Região Nordeste do Brasil desencadeado na apropriação do território pelo turismo e pela vilegiatura, ambos articulados ao setor imobiliário na produção e comercialização de empreendimentos na zona costeira das regiões metropolitanas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador. Organizado por Eustógio Dantas, Ângela Ferreira e Maria do Livramento Clementino, a publicação é referência no debate sobre as transformações territoriais a partir dos interesses turísticos associados ao imobiliário.
O livro Turismo e Imobiliário nas Metrópoles analisa a articulação do turismo com o imobiliário. Seu desdobramento socioespacial na metrópole motivou o desenvolvimento de estudo comparativo entre as regiões metropolitanas nordestinas onde o fenômeno se mostra mais dinâmico: regiões metropolitanas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador. Organizado por Eustógio Dantas, Angela Ferreira e Maria do Livramento Clementino, o livro evidencia uma dinâmica de ordenamento do território paralela à zona de praia e baseada em vultosos investimentos motivados pelo interesse turístico associado ao imobiliário. Consiste em um ensaio realizado por um conjunto de pesquisadores preocupados em lidar com o tema contemporâneo.
Nele evidencia-se o fenômeno de metropolização desencadeado por apropriação do território pelo turismo e pela vilegiatura, ambos articulados ao setor imobiliário na produção e na comercialização de empreendimentos no Nordeste. A estrutura em rede do Observatório das Metrópoles, potencializada em escala regional com a participação direta dos núcleos de Fortaleza, Natal e Recife e indireta de Salvador, coordenados respectivamente pelos pesquisadores Eustógio Dantas, Angela Ferreira, Ângela Souza e Gilberto Corso, garantiu construção de procedimentos metodológicos voltados à compreensão do processo imobiliário e turístico no litoral nordestino.
Exigiu sistematização e coleta de dados quantitativos e qualitativos suficientes ao estabelecimento de estudo mais abrangente, na perspectiva regional e, concomitantemente específica, ao destacar cada uma das metrópoles. Assim, o desvelamento tanto dos processos físico-territoriais quanto a discussão das estratégias e agentes envolvidos, permitirão a formulação de novas questões de pesquisa, novas sinalizações às políticas públicas territoriais, contribuindo, dessa forma, para alimentar a continuidade dos estudos sobre o impacto das atividades do imobiliário-turístico na base metropolitana (expandida) no nordeste brasileiro.
Acesse o link a seguir para o download do livro “Turismo e Imobiliário nas Metrópoles”.