Com o objetivo de discutir o desenvolvimento da cidade contemporânea, acontece nos dias 6, 7 e 8 de novembro a terceira edição do seminário Urbanismo na Bahia, o urbBA [13]. O evento será realizado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAU-UFBA), sempre a partir das 9h, e tem inscrições gratuitas. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.urbba13.blogspot.com.br. O seminário tem como tema “Cidade Contemporânea: Utopias, Distopias, Heterotopias” e discute o urbanismo contemporâneo, entendendo essa área de atuação enquanto uma das instâncias de constituição do mundo comum, da esfera pública e do espaço público.
No dia 7, o pesquisador e professor Adriano Pilatti, da PUC-Rio e Universidade Nômade, vai ministrar a conferência “Política, Cidade e Jornadas de Junho”. Entre as questões que serão abordadas estão: poder constituinte, trabalho imaterial e nova composição do trabalho, cidade como espaço biopolítico e produtivo, o global, o local e as lutas e Brasil Maior e os levantes da multidão, sobre as manifestações populares ocorridas durante a Copa das Confederações do Brasil.
No dia 8, o professor italiano Massimo Canevacci vai encerrar a terceira edição do o urbBA[13], com a conferência “Metrópole comunicacional”. Canevacci discutirá a questão da metrópole comunicacional, que se caracteriza pelas relações entre a expansão digital e a tríade comunicação-cultura-consumo, e como, nesse contexto, a autorrepresentação de subjetividades excluídas emerge nas práticas cotidianas.
Os participantes do evento também poderão conferir as mesas redondas, que acontecem nos três dias durante a manhã, das 9h às 12h30, e discutem os temas: “Cidade, Política e Redes”, “Grandes Investimentos e Transformações Territoriais: Possibilidades e Conflitos”, “Movimentos, Territórios Excêntricos e Conquistas na Cidade” e “Utopias, Contraespaços, Cidades”.
Já as sessões temáticas acontecem das 14h às 18h, e trazem autores para discutir sobre as questões “Urbanização em Processo”, “Produção contemporânea do espaço, projetos de urbanismo e a (des)construção do comum” e “Urbanismo e Regulação”. Serão apresentados ao todo 51 trabalhos de pesquisadores de todo o país.
Realização
O urbBA [13] é uma realização do Grupo de Pesquisa Lugar Comum, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFBA, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e do Curso de Comunicação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O evento conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU), e colaboração do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia (IAB-BA), Sociedade Brasileira de Urbanismo (SBU) e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (